A derrota do Real Madrid diante do Barcelona na final da Supertaça, no último domingo, foi apenas um dos motivos da demissão de Xabi Alonso do clube madrileno. Mas há mais: a quebra da autoridade demonstrada por Kylian Mbappé no final do jogo, instando os colegas do Real Madrid a não fazerem guarda de honra ao Barcelona, é outro motivo. Fecha-se uma porta e o Real Madrid procura abrir outra… na Alemanha.
A saída de Xabi Alonso do Real Madrid continua a ser tema dominante em Espanha e nas últimas horas surgiu um vídeo no qual se pode ver aquele que terá sido o momento exacto da ruptura do treinador espanhol com o plantel.
Após a derrota na final da Supertaça de Espanha, diante do rival Barcelona (2-3), na Arábia Saudita, o treinador merengue tentou liderar os jogadores para fazerem a guarda de honra aos vencedores, mas viu a sua autoridade ser colocada em causa.
Como é possível verificar através das imagens captadas a partir das bancadas, Kylian Mbappé decidiu ir contra a decisão de Xabi Alonso e instou os colegas de equipa a abandonarem aquela zona do relvado, contrariando as indicações dadas pelo treinador.
Mal saiu do palco, onde recebera a medalha de finalista vencido, Mbappé olhou para trás e começou a dirigir palavras para o grupo que se preparava para prestar um gesto de desportivismo para com o Barcelona.
Após uma curta troca de palavras, Xabi Alonso também cedeu às exigências de Mbappé e abandonou o local com uma mão no bolso.
Entre despedidas e silêncio
Curiosamente, Kylian Mbappé foi dos primeiros a reagir ao despedimento de Xabi Alonso, oficializado menos de 24 horas depois do sucedido, deixando uma mensagem de agradecimento nas redes sociais.
“Foi por pouco tempo, mas foi um prazer jogar para si e aprender consigo. Obrigado pela confiança desde o primeiro dia. Vou recordá-lo como um treinador com ideias claras e muito conhecimento. Muita sorte no novo capítulo”, escreveu o craque francês.
Esta mensagem parece, porém, não combinar com o gesto protagonizado na noite anterior, no qual ficou visível que ignorou as ordens dadas por Xabi Alonso.
Assim sendo, trata-se de mais um sinal claro de que Xabi Alonso não era um treinador consensual no balneário do Real Madrid. De resto, são sete os jogadores que ainda estão em total silêncio desde que fora anunciada a saída do técnico de 44 anos.
Trent Alexander-Arnold, Éder Militão, Mendy, Jude Bellingham, Vinícius Júnior, Franco Mastantuono e Brahim ainda não se pronunciaram publicamente sobre a troca no comando técnico, agora ocupado por Álvaro Arbeloa.
Em sentido inverso, Rodrygo, Courtois, Lunin, Dani Carvajal, Camavinga, Gonzalo García, David Alaba, Asencio, Álvaro Carreras, Fran García, Antonio Rüdiger, Huijsen, Valverde, Tchouameni, Arda Güler e Dani Ceballos seguiram o exemplo de Mbappé e quiseram deixar uma mensagem de agradecimento ao agora antigo treinador.
Xabi Alonso também já reagiu
Por sua vez, Xabi Alonso quebrou o silêncio na manhã desta terça-feira, garantindo sair do Santiago Bernabéu, onde havia brilhado como jogador, com o sentimento de dever cumprido.
“Concluída esta etapa profissional, que não correu como queríamos. Treinar o Real Madrid foi uma honra e uma responsabilidade. Agradeço ao clube, aos jogadores e, acima de tudo, aos adeptos pela sua confiança e apoio. Saio com respeito, gratidão e orgulho de ter feito o melhor que consegui”, escreveu o técnico espanhol, de 44 anos, que agora fica livre no mercado.
Xabi Alonso tinha contrato por mais dois anos e meio – ou seja, até Junho de 2028 –, mas chegou a acordo com Florentino Pérez para uma rescisão amigável.
Real Madrid quer Jürgen Klopp para substituir Xabi
O Real Madrid acertou a saída do técnico Xabi Alonso e já nomeou Álvaro Arbeloa como o sucessor. Entretanto, a directoria possui outros nomes em sua lista de desejos para assumir o comando da equipa em breve.
De acordo com Santi Aouna, do portal Footmercato, o presidente Florentino Pérez tem dois nomes na mira: Enzo Maresca, que deixou o Chelsea recentemente e Jürgen Klopp, ex-Liverpool, que se juntou ao grupo Red Bull.
Porém, Klopp é o objectivo dos sonhos do clube e seria a primeira opção de escolha para substituir Xabi Alonso.
Klopp está no grupo do Red Bull como director de futebol e nas últimas horas, foi ligado ao Real Madrid. De acordo com o jornalista Sacha Tavolieri, os dirigentes do clube merengue sabem que o ex-comandante poderia estar interessado nessa possibilidade.

