O País – A verdade como notícia

RAS, Rússia e China já começaram exercícios militares conjuntos

Já começaram os exercícios militares conjuntos envolvendo a África Sul, Rússia e China. O treinamento vai terminar no dia 27 de Fevereiro e abrange mais de 350 soldados sul-africanos.

Arrancaram, esta sexta-feira, na África do Sul, as primeiras etapas preparatórias dos exercícios navais com a Rússia e a China.

De acordo com a imprensa internacional, uma fragata russa já se encontra em Durban. Já a embarcação chinesa chegará mais tarde.

O treinamento, que vai envolver três países, África do Sul, Rússia e China, vai decorrer ao largo de Durban, o maior porto da África Austral no oceano Índico, e Richards Bay, cerca de 180 quilómetros a norte.

Mais de 350 soldados sul-africanos serão abrangidos pelo treinamento.

Espera-se que o exercício principal seja executado no dia 22 de Fevereiro. O treinamento conjunto vai terminar a 27 de Fevereiro.

Os Estados Unidos e a União Europeia já tinham questionado a pretensão dos três países de realizar um treinamento militar conjunto.

A África do Sul afirmou ter assumido uma postura neutra desde que a invasão russa à Ucrânia começou há quase um ano, recusando-se a aderir aos apelos ocidentais para condenar Moscovo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos