O País – A verdade como notícia

Nyusi diz que reflexão sobre descentralização não é recuo, é governação racional

O presidente da Frelimo diz que é preciso continuar a reflectir sobre a descentralização a nível distrital, não apenas em relação às despesas financeiras. Filipe Nyusi diz que esta reflexão não é recuo do que foi decidido, mas trata-se de uma governação racional.

Uma vez mais, Filipe Nyusi volta a apelar para reflexão sobre a descentralização, num contexto em que o país vai às eleições distritais em 2024. Quer que esta reflexão seja feita de forma profunda no 12º Congresso da Frelimo, “na perspectiva de aprofundar o seu alcance e extensão territorial para o distrito e a clarificação de competências dos diferentes órgãos, tendo em conta a realidade do país, não apenas em termos de recursos disponíveis, mas também na perspectiva de construção do Estado unitário que ainda estamos a edificar”. Mas, desta vez, Filipe Nyusi fez questão de alertar que não há pretensão de recuo sobre o processo.

“Esta reflexão, ainda sem desfecho, não se entenda como recuo do que foi decidido, mas sim é governação racional do país”, afirma o também Presidente da República.

A criação de novas autarquias é outro tema que deverá ser debatido no congresso da Frelimo a decorrer a partir da próxima semana. No sector da Defesa e Segurança, Nyusi lembra que os recursos energéticos impõem novos desafios: “o reforço da capacidade de defesa nacional, face à crescente ameaça à soberania e estabilidade nacional”.

O combate ao terrorismo, a continuidade da implementação do processo de desarmamento, desmobilização e reintegração dos homens da Renamo, incluindo a prevenção de futuros conflitos, são também parte dos temas que vão a debate no 12º congresso do partido no poder.

Nyusi referiu-se, igualmente, à implementação da Tabela Salarial Única, reiterando que não se vai recuar.

Sobre a liderança partidária, o presidente da Frelimo agradece aos membros do Comité Central e diz que, quando assumiu a direcção, a Frelimo estava bem e poderá entregá-la melhor.

Filipe Nyusi falava no encerramento da segunda Sessão Extraordinária do Comité Central da Frelimo, evento que decorreu esta quinta-feira na Cidade de Maputo e que visava, entre outros pontos, desenhar a agenda do congresso que decorre entre 23 e 28 de Setembro corrente.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos