A pugilista moçambicana, Rady Gramane, conquistou a medalha de prata na 66.ª edição do Bocskai Memorial Tournament, um dos mais antigos e prestigiados torneios internacionais de boxe, com insígnias da IBA e organizada na Europa.
Com a conquista da medalha de prata nesta competição, Moçambique chega pela primeira vez na história ao pódio, através de Rady Gramane (75 Kg). O evento envolveu todas as categorias de peso feminino e masculino, juntando cerca de 17 selecções nacionais de elite, de vários continentes.
Vários gigantes do boxe mundial participaram do Bocskai Memorial Tournament, em Debrecen, Hungria, dentre elas a brasileira Beatriz Ferreira, que conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Boxe Feminino da AIBA 2019, a turca Surmeneli Busenaz, campeã olímpica dos 69 Kg em Tóquio.
O evento contou ainda com a participação do ucraniano Yuriy Zakharieiev, o primeiro pugilista na história do desporto a ganhar as medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Boxe Juvenil da AIBA e no Campeonato Mundial de Boxe de Elite Masculino da AIBA no mesmo ano.
A selecção de boxe de Moçambique, que teve no comando Lucas Sinoia, participou desta grande competição com as atletas Rady Gramane e Alcinda Panguane, que seguem a sua caminhada de provas com olhos postos no Campeonato Mundial de Boxe Feminino na Turquia, em Maio e também os jogos da Commonwealth, em Julho na Inglaterra.
Lembre-se que no ano passado, as duas pugilistas representaram Moçambique nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.