O País – A verdade como notícia

Quelimane esmera-se para acolher “poule” de apuramento à Liga de Basquetebol

Foto: O País

A cidade de Quelimane, capital provincial da Zambézia, acolhe, de 14 a 16 de Outubro, a “poule” de apuramento da zona centro à Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal. A Liga Moçambicana de Basquetebol terá lugar de 21 de Outubro a 6 de Novembro, no pavilhão do Maxaquene.

A última vez em que Zambézia teve um representante na Liga Moçambicana de Basquetebol foi em 2016, quando CAME de Quelimane disputou a prova em Maputo.

Esta formação terminou a prova na penúltima posição com apenas uma vitória em seis jogos (venceu o Vaz Team da Beira, por 67-58, em jogo da terceira jornada da fase regular) e foi despromovida da Liga Moçambicana de Basquetebol.

Seis anos depois, e com fortes ambições de voltar a ter um representante no Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino, a província da Zambézia assumiu a responsabilidade de sediar a fase de apuramento ao certame.

Os jogos estão agendados para o pavilhão Favezal, recinto que está, neste momento, a beneficiar-se de retoques para estar em condições de receber os “artistas” da modalidade da bola ao cesto.

“Decidimos organizar a prova pelo facto de estarmos ausentes há bastante tempo. Zambézia tem potencial para contribuir para o desenvolvimento do basquetebol”, explicou Zema Passades, presidente da Associação de Basquetebol da Zambézia.

Para atacar esta prova, que contará com a participação de quatro equipas, o Sporting de Quelimane projecta reforçar com os irmãos Pio “Lingras” Matos, Augusto “Gordo” Matos e Amarildo Matos, e ainda Octávio Gregório Magoliço, este último com estatuto de basquetebolista moçambicano com mais Campeonatos Africanos disputados.

“Estamos dispostos a pegar nesta oportunidade para ver se aparecemos a competir ao mais alto nível em Maputo”, notou.

A Direcção Provincial da Juventude e Desportos da Zambézia diz estarem criadas todas as condições para que o evento decorra sem sobressaltos.

“Todo o esforço está a ser feito para que, realmente, este evento decorra sem sobressaltos”, garantiu José Lobo da Direcção Provincial da Juventude e Desportos da Zambézia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos