A Primeira-Dama, Gueta Chapo, afirmou que o seu Gabinete continuará a reforçar o apoio às famílias afectadas pelas cheias e inundações, durante uma visita ao centro de acomodação instalado na Escola Primária 3 de Fevereiro, nesta sexta-feira, na Manhiça, província de Maputo.
Gueta Chapo explicou que a deslocação visava prestar solidariedade à população que viu as suas casas submersas pelas águas, tendo sido forçada a abandonar os seus lares. “Nós estamos aqui a visitar o distrito de Manhiça, porque a nossa população abandonou as suas casas para estar aqui nesse local, porque as casas encheram de água. Nós sabemos que aqui há muita gente, não é fácil um pequeno grupo de mulheres e homens cozinharem para muita gente”.
Para responder a essa dificuldade imediata, a Primeira-Dama anunciou o reforço da equipa de apoio, sobretudo na preparação das refeições, com vista a garantir a alimentação regular dos deslocados. “Nós viemos com mais mulheres para ajudarem na cozinha, para conseguirem ter um pequeno almoço a tempo, o almoço também e o jantar”.
Gueta Chapo informou igualmente que a sua comitiva transportou diversos produtos alimentares e bens essenciais para reforçar o armazém do centro de acomodação. “Nós trouxemos muitos produtos para reforçar o nosso armazém, trouxemos arroz, trouxemos o peixe, trouxemos feijão, trouxemos farinha, massa esparguete, trouxemos igualmente papas, leite, fraldas para os nossos bebês. Trouxemos muitas capulanas para todas as mulheres que estão aqui”.
No domínio da higiene e dos cuidados básicos, a Primeira-Dama detalhou a distribuição de vários artigos destinados a homens, mulheres e crianças acolhidos no local. “Trouxemos baldes para homens e mulheres, trouxemos pomadas, trouxemos sabão. Cada mulher e cada papá terá uma barra de sabão. Trouxemos igualmente chinelos para todos”.
A atenção às necessidades específicas das mulheres e raparigas foi igualmente destacada, bem como o apoio dirigido às crianças. “Também trouxemos pensos higiênicos para as nossas meninas e para as nossas mães, que ainda estão na idade reprodutiva. E para as nossas crianças trouxemos muita bolacha. Trouxemos sumos para as nossas crianças”.
Segundo Gueta Chapo, o apoio incluiu ainda materiais para o bem estar e o lazer das crianças, bem como bens que poderão acompanhar as famílias quando regressarem às suas residências. “Trouxemos muita coisa para a nossa população poder receber e também algumas coisas para levar para casa, que é capulana, que é o balde. Trouxemos mantas”.
Gueta Chapo anunciou que irá pernoitar no centro de acomodação junto de toda a sua equipa, reforçando a escuta directa das preocupações da população acolhida.

