O partido PODEMOS que suporta a candidatura de Venâncio Mondlane está está a enfrentar problemas de logística na primeira semana da campanha eleitoral. A informação foi revelada esta sexta-feira ao “O País”, por Albino Forquilha, presidente do partido, no seu regresso da África do Sul, onde manteve encontro político com a Aliança Democrática (DA).
O Partido Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique faz um balanço razoável dos primeiros sete dias da campanha eleitoral, contudo, diz estar a enfrentar problemas de logística ao longo desta primeira semana. “A campanha eleitoral até aqui está a correr razoavelmente, poderia ser melhor, mas as condições logísticas são um problema sério”, revelou Albino Forquilha.
Forquilha, que estava de viagem de dois dias para a vizinha África do Sul, espera que o problema da logística se resolva a breve trecho. “Nós pensamos que a partir da metade do tempo da campanha temos que incidir nas zonas rurais, atacar mais os distritos e os postos administrativos. Esperamos que até lá tenhamos reforço da logística”, disse.
A propósito da sua viagem na África do Sul, o partido afirma ter conseguido estreitar relações com a Aliança Democrática, maior partido da oposição daquele país vizinho, o que poderá servir de suporte para a sua caminhada política no presente escrutínio.
“Temos parceria com a Aliança Democrática, temos como uma organização dos amigos do médio oriente e outros foram agentes económicos que lidam com a área mineira. Pensamos que no futuro a cooperação pode ser economicamente.”
Além de partidos, Forquilha manteve também encontros com a sociedade civil sul-africana. “Foi uma interação intensa mas sociopolítica, com a sociedade civil, que estava interessada em interagir conosco e demos o briefing do que está a acontecer e aquilo que são nossas expectativas como partido e como país”, referiu.