O País – A verdade como notícia

Eduardo Namburete diz que parlamento está preso a partidos

Eduardo Namburete diz que a Assembleia da República está presa aos partidos políticos e às decisões do Governo. Para o ex-deputado, a “casa do povo” sofre de problemas estruturais que minam a legislação e o seu desempenho.

Eduardo Namburete tem um percurso de 15 anos como deputado da Assembleia da República, cargo que deixou recentemente, após nomeação pelo Chefe de Estado, a 17 de Janeiro, para ser Embaixador de Moçambique na Argélia.

Já do lado de fora do Parlamento, o agora diplomata partilhou esta quarta-feira a sua opinião sobre os problemas que entende que afectam o poder legislativo moçambicano. Um deles passa pela estruturação da casa do povo.

Para Namburete, é hora de haver mudanças, como por exemplo, impor-se requisitos qualitativos para se ser deputado. Namburete propõe um modelo misto de deputados na Assembleia da República  que inclua a sociedade civil e juristas.

Eduardo Namburete diz que é momento de começar as discussões de forma aberta e arranjar melhores soluções para o país. O antigo deputado falava durante um atelier filosófico realizado pela Fundação Fernando Leite Couto e coordenado pelo filósofo Severino Ngoenha.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos