O País – A verdade como notícia

Presidente do Peru quer antecipar eleições gerais para Abril de 2024

Foto: Notícias ao Minuto

A presidente do Peru anunciou, esta segunda-feira, que vai propor a antecipação das eleições gerais para Abril de 2024, em resposta à exigência feita nos protestos de rua, nos últimos dois dias, em todo o país.

“Decidi tomar a iniciativa de chegar a um acordo com o Congresso para antecipar as eleições gerais para Abril de 2024. Nos próximos dias, enviarei ao Congresso uma proposta de lei para antecipar as eleições”, disse Dina Boluarte, num discurso, citado pelo Notícias ao Minuto.

Dina Boluarte tomou posse na quarta-feira para substituir o antecessor no cargo Pedro Castillo, afastado pelo Congresso, depois de ter ordenado a dissolução do parlamento, anunciado a formação de um executivo de emergência, para governar por decreto, e convocado uma assembleia constituinte e a reorganização do sistema de justiça.

Neste sentido, a nova presidente do Peru disse que tinha tomado a decisão de antecipar as eleições e não terminar o mandato em Julho de 2026, como previsto, executando “da forma mais ampla possível a vontade dos cidadãos.

Boluarte esclareceu que a aprovação desta lei implica reformas constitucionais “que devem ser aprovadas para um procedimento mais expedito”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos