O Presidente da República, Daniel Chapo, efectua uma visita de Estado de três dias à República Unida da Tanzânia, em resposta ao convite formulado pela sua homóloga tanzaniana, Samia Suluhu Hassan.
A visita, segundo o comunicado da Presidência da República, inscreve-se no quadro do aprofundamento das históricas relações de irmandade, amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois povos e países. Constitui, igualmente, uma oportunidade ímpar para os dois Chefes do Estado avaliarem o estágio actual da cooperação bilateral e partilharem informações sobre a situação política, económica e social dos seus respectivos países, da região africana e do mundo em geral.
Esta é a primeira Visita de Estado realizada por Daniel Chapo na qualidade de Chefe do Estado, e representa um marco significativo no reforço da diplomacia bilateral de Moçambique.
Durante a sua permanência na Tanzânia, o Presidente da República far-se-á acompanhar pela Primeira-Dama, Gueta Chapo, bem como por uma delegação governamental de integrada pelos Ministros da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas, pelo ministro da Economia, Basílio Muhate e pelo Secretário do Estado dos Transportes, Chinguane Mabote.
Acompanham o Chefe do Estado também os governadores de Cabo Delgado, Valige Tauabo, e de Niassa, Elina Massengele, deputados da Assembleia da República, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.