O País – A verdade como notícia

“Operação Senegal”: Jogar pela vida e parar Sadio Mané

Fotos: O País

Os Mambas defrontam esta terça-feira a sua congénere do Senegal em partida da quarta jornada de qualificação ao CAN da Costa do Marfim, em Janeiro do próximo ano. Chiquinho Conde promete fazer mudanças na equipa inicial e os jogadores garantem “arrancar a pele” em campo para conseguir um bom resultado.

Mais um jogo e outra vez o mesmo adversário: Senegal. Uma partida de capital importância para as contas dos Mambas na caminhada ao CAN-2023, depois da pesada goleada sofrida na sexta-feira.

E Chiquinho Conde está ciente de que não será um jogo para passear a classe, mesmo jogando em sua própria casa, mas a motivação pela oportunidade de regressar ao convívio das melhores selecções africanas é maior que o adversário.

“Penso que estão criadas as condições para nós amanhã fazermos um bom jogo e, quiçá, ombrearmos com a poderosa equipa do Senegal”, começou por dizer Chiquinho Conde na antevisão ao jogo.

Conde assume que o conjunto vai encarar o jogo “com naturalidade e com a plena convicção de colocar o nome dos Mambas, de Moçambique, o mais alto possível”.

Chiquinho Conde diz é normal uma equipa não conseguir bons resultados em todos os jogos e que os resultados negativos fazem parte do jogo, mas diz ainda que “o mais importante é sentirmos orgulho da camisola que vestimos, orgulho da pátria que defendemos e, principalmente, porque temos uma profissão em que temos a possibilidade de rapidamente revertermos o cenário, por isso o jogo a seguir é o mais importante”.

Até porque Chiquinho Conde trabalha uma selecção que quer “alegre”, tendo em conta que “numa equipa feliz a probabilidade de ganhar está mais próxima”.

Ainda assim fala de sorte para o jogo. Afinal, “a sorte é o cruzamento da oportunidade e de estar-se bem preparado”. O seleccionador nacional diz que a oportunidade sempre existe mas “temos que estar bem preparados para termos sorte. Se não estivermos bem preparados não teremos sorte”.

 

REFRESCAR A EQUIPA A PENSAR NUM BOM RESULTADO

Chiquinho Conde não terá ficado satisfeito com a actuação dos Mambas na passada sexta-feira, e por isso promete revolução na equipa inicial desta terça-feira. Ou seja, haverão alterações na equipa que vai defrontar os Leões de Teranga, contrariamente a equipa que jogou na sexta-feira.

“Obviamente vamos refrescar a equipa porque é sempre difícil nós termos uma ideia, também, do estado físico, em termos de fadiga, porque infelizmente não temos todas ferramentas que nos possam ajudar a tirar as ilações sobre a situação física dos jogadores, mas estamos convictos de que estão motivados e recuperados, mas claro que haverá alterações”, disse Chiquinho Conde.

Assim, espera-se que Victor oi Ivan possam assumir a baliza dos Mambas, Edmilson Dove poderá ser aposta para o lado esquerdo dos Mambas, Martinho poderá estar no centro da defensiva, ao lado de Zainadine ou de Mexer, Kambala e Amadou poderão manter a sua titularidade, sendo que Gildo poderá ceder seu lugar na equipa inicial a Dário Melo ou Telinho, ficando Domingues e Witi a apoiarem Stanley Ratifo na frente.

 

“ACREDITAMOS QUE SERÁ UM JOGO DIFERENTE”, DOMINGUES

Quem também está confiante num bom resultado diante do Senegal esta terça-feira é o capitão Domingues. O jogador do Royal AM da África do Sul diz que os jogadores estão motivados e que o resultado passado não vai influenciar na performance da selecção.

“Acredito que vai ser um jogo diferente daquilo que foi o primeiro jogo. Temos uma segunda chance de podermos reverter o último resultado. Sabemos o quando a equipa precisa pontuar e temos esta partida de amanhã (hoje)”, disse o capitão que reconhece a importância do resultado para as ambições dos Mambas.

“Sabemos quão importante esse jogo é e estamos firmes e vamos à luta”, esclareceu.

Domingues assume o compromisso do grupo de tudo fazer para alcançar um bom resultado. “Amanhã vai ser um jogo em que vamos entrar em campo para darmos tudo de nós e em questões de motivações acho que a equipa está preparada, está motivada, e o povo moçambicano pode esperar um bom jogo”, frisou.

Ainda assim, reconhece que não será tarefa fácil, tendo em conta o adversário em campo. “Sabemos que não será fácil porque jogamos com a melhor selecção de África, mas como mister falou, o futebol é o momento e amanhã vai ser mais um momento que vamos tentar contrariar e conseguirmos somar pontos”.

E é este o momento dos Mambas para fazerem a reconciliação com os adeptos e começar a acalentar as possibilidades de chegar a Costa do Marfim, próximo ano, ainda mais entrando em desvantagem em relação aos outros dois adversários do grupo, Ruanda e Benim, que só jogam quarta-feira, a partir das 15h00.

O embate entre Moçambique e Senegal terá lugar quando forem 18h00 desta terça-feira, no Estádio Nacional do Zimpeto.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos