O País – A verdade como notícia

Presidente da República encontra-se com Venâncio Mondlane para debater estabilidade política

FOTO: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O Presidente da República, Daniel Chapo, reuniu-se ontem, domingo à noite, com Venâncio Mondlane, antigo candidato presidencial, num encontro que visou abordar os desafios políticos do país e reforçar o compromisso com a reconciliação nacional.

De acordo com um comunicado da Presidência da República partilhado na madrugada desta segunda-feira, a reunião decorreu em Maputo e insere-se na agenda política recente do Chefe de Estado, “que tem privilegiado o diálogo com diversas forças políticas”.

A Presidencia diz que o encontro acontece num contexto de maior mobilização para um diálogo nacional inclusivo. Segundo o documento, “este compromisso visa estabelecer princípios e diretrizes para um diálogo nacional inclusivo, abordando questões essenciais como a revisão constitucional e a governação”, um processo que envolve partidos com representação nas diferentes instâncias legislativas do país.

O comunicado destaca que “o gesto do Presidente da República de dialogar com Venâncio Mondlane simboliza a vontade de construir pontes e promover um diálogo aberto e construtivo.” A Presidência sublinha que esse esforço será determinante para restaurar a confiança nas instituições democráticas e assegurar um ambiente político estável.

Na sequência da assinatura recente de um compromisso político entre o Governo e vários partidos, diz o comunicado, a iniciativa tem sido apresentada como um passo para estabilizar o ambiente político e abrir caminho para discussões estruturais sobre temas como revisão constitucional e governação.

Com a Assembleia da República ainda por se pronunciar sobre o documento que formaliza este compromisso, o “encontro entre Chapo e Mondlane reforça a tendência de maior abertura ao diálogo. Para alguns observadores, a continuidade destes encontros será determinante para restaurar a confiança nas instituições democráticas e assegurar um ambiente político estável”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos