O primeiro dia da FACIM terminou com a Gala dos Prémios de Cooperação Moçambique-Portugal, que decorreu no âmbito da Feira Internacional e da Semana Empresarial Moçambique-Portugal. Foram premiados oito empresas e personalidades, com destaque para os presidentes da APIEX e da AICEP, as empresas BCI, VISABEIRA, GALP e REN.
As premiações são dedicadas às empresas, organizações e personalidades que se destacam no desenvolvimento empresarial entre Moçambique e Portugal.
Houve duas categorias: prêmio construção e prêmio personalidade.
Na primeira categoria recebeu o reconhecimento a Galp, com o prémio Energia, a REN, com o prémio infra-estruturas eléctricas, Archimoz, com o prémio arquitectura e a Betar com o prémio Engenharia. Foi também premiados o BCI e a Visabeira.
Mas porque a noite era mesmo de reconhecimento, ainda existiam personalidades por premiar. São elas, o presidente da APIEX, Luís Sambo, e o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.
O ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, e o secretário do Estado para a internacionalização de Portugal, que estiveram presente no evento, destacaram as potencialidades existentes em Moçambique e Portugal que podem ser exploradas.
A Gala dos Prémios de Cooperação Moçambique-Portugal é organizada pela fundação AIP, também responsável pela organização do pavilhão Portugal na FACIM.