O País – A verdade como notícia

Preço do “chapa” poderá subir em três Meticais nos próximos dias em Maputo

Transportadores, na Cidade de Maputo, ameaçam paralisar as actividades caso se mantenha o actual preço de transporte de passageiros. Os transportadores sugerem um aumento do preço do “chapa” em três Meticais, devido ao último reajuste do preço dos combustíveis.

As duas últimas subidas do preço dos combustíveis estão a trazer apertos nas contas dos transportadores, que vêem o seu negócio ameaçado. A Associação dos Transportadores Rodoviários na Cidade de Maputo reuniu-se, hoje, junto dos seus associados, para discutir propostas de aumento da tarifa.

“Estamos a fazer cálculos, para sentarmos com quem de direito, no sentido de termos uma tarifa que possa cobrir os próximos momentos, porque, se nos precipitarmos, vamos pedir, por exemplo, um aumento de cinco Meticais que poderá não nos satisfazer”, explicou o presidente da ATROMAP, Batista Macuvele.

As propostas são várias, mas os transportadores apontam as tarifas com base nas quais o negócio passaria a ser rentável – três Meticais, ou seja, na rota que, actualmente, se pagam 12 Meticais, passaria a custar 15 Meticais.

“Estamos aqui para tirar uma conclusão do que podemos fazer para continuar com os trabalhos, sem lesarmos os passageiros, mas, se não consigo abastecer os carros, não posso continuar a trabalhar”, revelou Xavier, transportador da rota Anjo Voador-Praça dos Combatentes.

Epifânia Moiane, transportadora, adiciona um outro elemento que, na sua visão, deve ser tido em conta neste processo de reajuste tarifário: “temos também de ter em conta que as nossas estradas não estão favoráveis, porque, quando chove, paralisamos os carros de maneira que não sofram danos devido às estradas esburacadas”.

Sem datas concretas, a ATROMAP promete, para breve, o anúncio da proposta final de reajuste da tarifa do transporte público. A última subida do preço do “chapa” aconteceu em Janeiro de 2022, quando o aumento foi de três Meticais, na região metropolitana do Grande Maputo, mas a gasolina, por exemplo, registou uma subida cumulativa de 17 Meticais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos