O País – A verdade como notícia

Preço do “chapa 100″ está quatro Meticais mais caro na cidade de Inhambane

Foto: O País

Depois de na semana passada ter sido aprovada a nova tarifa de transporte de passageiros interdistrital, desta vez foi a Assembleia Municipal de Inhambane aprovar o agravamento da tarifa. O aumento é de quatro Meticais por passageiro e, dependendo das rotas, os valores a pagar vão de 12 até 34 Meticais.

Segundo Rodrigues Gueze, da Associação dos Transportadores Rodoviários na cidade de Inhambane, a proposta da agremiação era de um agravamento de sete Meticais na tarifa de transportes, mas, depois de várias rondas de negociações, o que ficou acordado entre os transportadores e o Governo municipal foi que o agravamento seria de quatro Meticais em grande parte das rotas.

Em outras palavras, significa que quem sai da cidade de Inhambane até à paragem Espada e pagava 10 Meticais, agora terá de desembolsar 14 Meticais.

Quem sai da cidade de Inhambane para o bairro Mahila e pagava 30 Meticais, a partir de segunda-feira, terá de pagar 34 Meticais.

Entretanto, a nova tarifa abre algumas excepções, tal é o caso da rota da cidade de Inhambane até à praia do Tofo ou Barra, em que se pagam 22 Meticais, mas, com o agravamento, o bilhete passará a custar 25 Meticais.

A rota cidade de Inhambane – Guia, que custava 12 Meticais, passará a custar 15 Meticais. Nestas duas rotas, por exemplo, o agravamento é de três Meticais.

Os estudantes também mereceram atenção especial na mesa das negociações e, por isso, quem paga actualmente oito Meticais num troço inferior a 10 km e 10 Meticais, num troço superior a 10 quilómetros, passará a pagar entre 10 e 12 Meticais. Assim, para os estudantes, houve um agravamento de dois Meticais.

Com o novo reajuste, os transportadores dizem que as coisas vão melhorar, mas não como se pretendia.

É que, segundo Rodrigues Gueze, o reajuste acordado entre as partes vai permitir o alívio no pagamento das despesas de operação, o que garante a sustentabilidade do negócio, mas ainda não há rentabilidade.

A nova tarifa aprovada pela Assembleia Municipal de Inhambane entra em vigor no dia 10 de Abril.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos