O País – A verdade como notícia

Preço de chapa já não vai subir ao fim deste mês na Beira

Foto: O País

O Conselho Municipal da Beira reiterou, hoje, que a tarifa do transporte semi-colectivo de passageiros, vulgo “chapa-100”, não será reajustada até ao fim deste mês e que já manteve um encontro com a associação dos transportadores para discutir este assunto.

A garantia foi dada pela Vereação dos Transportes do Conselho Municipal da Beira, que afirmou ainda que já manteve um encontro com os operadores dos “chapas” na Beira, por forma a encontrar as melhores plataformas para a alteração da tarifa sem prejudicar os munícipes.

“O documento da proposta para a alteração da tarifa, submetido à autarquia, será debatido ainda hoje, e, de seguida, vamos remetê-lo à Assembleia Municipal. Acreditamos que a questão do aumento da tarifa dos transportes na Beira merecerá uma atenção especial por parte da Assembleia Municipal, facto que irá contribuir para que a data para a realização da sessão extraordinária seja marcada brevemente. A maioria dos munícipes enfrenta grandes dificuldades financeiras e, por esta razão, não podemos alterar, de ânimo leve, a tarifa sem dialogar com eles primeiro”, defendeu Flora Impula, vereadora para a área dos Transportes no Conselho Autárquico da Beira.

Refira-se que a Associação dos Transportadores da Beira (ATABE) tinha anunciado, na semana passada, de forma unilateral, o aumento da tarifa dos transportes por mais cinco Meticais em cada 10 quilómetros, socorrendo-se aos aumentos galopantes dos preços de combustíveis e custo de manutenção, tendo em conta que o último reajuste das tarifas foi em 2018.

“O aumento da tarifa no próximo dia 30 deste mês não irá acontecer, pois, tal como disse anteriormente, a proposta da ATAB ainda não foi debatida ao nível da Assembleia Municipal”, avançou.

A ATABE, que manteve, esta segunda-feira, um longo encontro com os associados, garantiu que irá pronunciar-se oportunamente sobre este assunto.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos