O País – A verdade como notícia

Praia da Costa do Sol continua um “ninho” de resíduos sólidos 

Mais de 500 jovens pertencentes à Igreja Adventista do Sétimo Dia, em coordenação com a  Cooperativa de Educação Ambiental Repensar, desenvolveram, na manhã deste domingo, uma acção de recolha de resíduos sólidos ao longo da praia da Costa do Sol, na cidade de Maputo.

O objetivo é manter limpo o local que, nos últimos dias, tem vindo a registar aumento de resíduos sólidos depositados de forma voluntária pelos utentes que, por muitas vezes, ignoram as latas de lixo e abandonam as garrafas plásticas, latas de refrigerantes e outros objectos nocivos ao meio ambiente.

A campanha de limpeza é vista com bons olhos e aplaudida pelo ambientalista Carlos Serra, defensor de vários  projectos de “lixo zero”, que acredita no envolvimento de mais actores nas acções de recolha de resíduos em locais públicos e a consciencialização das comunidades sobre a matéria como premissas para a melhoria do actual cenário. 

“Estamos com muitos anos de trabalho sobre o meio ambiente, este, em particular, é onde desenvolvemos mais acções, por isso, ficamos felizes por receber jovens que vieram acrescer as nossas acções. O lixo aqui é um assunto muito sério, há cada vez mais pessoas depositando resíduos diversos neste local”, afirmou Carlos Serra, acreditando em melhorias nos próximos dias.

O ambientalista lamenta o facto de haver poucos recursos para a dinamização das actividades de salvação do meio ambiente. “A capacidade financeira de gerir as actividades de recolha de lixo em diversos lugares é bastante limitada, por isso que há que aplaudir a entrega do jovens, acreditamos terem  feito grandes milagres no dia de hoje” acrescentou. 

A igreja Adventista do Sétimo dia afirma estar comprometida com a causa do meio ambiente, de tal forma que tem vindo a mobilizar jovens para limpezas em locais públicos, com destaque para praia, escolas, mercados e hospitais. 

De acordo com  Nelson Heuca, pastor responsável pelo grupo  juvenil  ao nível da zona sul do país, acções como as que tiveram lugar este domingo deverão ser replicadas. “Estamos com mais ideias de fazer o que é bom para o meio ambiente e, com este gesto, lançamos também uma mensagem de esperança, repúdio das práticas terroristas para com os inocentes em Cabo-delgado, queremos um ambiente harmonioso sem derramamento de sangue” disse Heuca.

As jornadas de limpeza desenvolvidas por várias organizações, têm vindo a contribuir para a recuperação de imagem “desfocada” pelo excesso de lixo na praia da Costa do Sol.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos