O Chefe de Estado voltou hoje a pedir apoio a vários países à candidatura de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), cujas eleições estão previstas para Junho deste ano. Filipe Nyusi falava hoje na recepção de cartas credenciais.
A meio da manhã desta quinta-feira, o gabinete de trabalho do Presidente da República foi palco de mais uma cerimónia oficial da chegada de seis embaixadores e uma alta comissária que, com honras de Estado, apresentaram suas cartas credenciais para representarem seus países junto da República de Moçambique.
A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, falou à imprensa, tendo dito que Filipe Nyusi manifestou vontade de ver consolidada e reforçada a cooperação com os países que enviaram seus novos embaixadores ao país.
“Ao conversar com os novos chefes de missão diplomática, no decurso da cerimónia de apresentação das cartas credenciais, a sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, reiterou o pedido e agradeceu o apoio manifestado por aqueles países à candidatura de Moçambique ao assento de membro não-permanente ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, cuja eleição decorrerá em Junho próximo. Expressou agradecimento também à solidariedade expressa por estes países pelo apoio dado contra COVID-19 que assola o mundo e o nosso país em particular”, disse Macamo.
Apresentaram cartas credenciais novos embaixadores de Timor Leste, República do Congo, Malawi, Reino da Arábia Saudita, República Socialista do Vietname, República da Coreia e República Árabe do Egipto. Todos os embaixadores têm residência na Cidade de Maputo.