O País – A verdade como notícia

PR manifesta pesar pela morte de Luísa Diogo

O Presidente da República, Daniel Chapo, manifestou “profundo pesar” pelo falecimento da antiga Primeira-Ministra de Moçambique, Luísa Dias Diogo, ocorrido hoje, vítima de doença.

Em mensagem endereçada à família enlutada, o Chefe do Estado afirmou ter recebido “com profunda tristeza” a notícia da morte de Luísa Dias Diogo, sublinhando que o país perde “uma filha ilustre, cuja dedicação à causa pública e ao desenvolvimento do nosso país ficará para sempre na memória de todos nós”.

Luísa Dias Diogo exerceu importantes funções governamentais, tendo sido Ministra das Finanças entre 2000 e 2005 e Primeira-Ministra de 2004 a 2010. Segundo o Presidente da República, o seu percurso foi marcado por uma liderança firme e visionária, com especial destaque para a área económica e para a promoção da igualdade de género.

Na mensagem presidencial, Daniel Chapo realça ainda que o legado da antiga governante ultrapassa as fronteiras nacionais, lembrando que Luísa Dias Diogo foi reconhecida como uma das figuras femininas mais influentes do mundo pela revista Forbes e incluída entre as 100 personalidades mais influentes pela Times Magazine, em reconhecimento do seu papel na economia, na liderança e na defesa da igualdade de género, bem como da sua participação em importantes painéis das Nações Unidas.

O Presidente da República sublinha que Luísa Dias Diogo deixa um exemplo inspirador de integridade, competência e serviço à pátria, que continuará a motivar gerações futuras de moçambicanos.

“Neste momento de dor, expresso, em nome do Governo, do povo moçambicano e em meu próprio, a todos os moçambicanos e à família enlutada os meus sentimentos de pesar, rogando a Deus que conforte os corações entristecidos e acolha a alma da nossa saudosa compatriota”, conclui a mensagem.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos