Seis dias depois o ter nomeado director-geral do Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE), Filipe Nyusi conferiu posse, hoje, a a Júlio Jane.
O timoneiro da secreta vem da Polícia, onde foi comandante-geral durante um ano e sete meses.
No novo cargo substitui a Lagos Lidimo, então director-geral do SISE entre 1 de Fevereiro a 24 de Outubro de 2017 corrente.
No empossamento de Jane, Filipe Nyusi exigiu ao novo director-geral medidas de prevenção a situações que possam colocar em causa a segurança e tranquilidade do Estado.
Homem de poucas palavras, Júlio Jane diz que deverá primeiro conhecer a instituição que vai dirigir, de modo a tomar decisões para prevenir o crime.
A cerimónia de empossamento contou com a presença dos ministros do Interior, da Defesa, da Economia e Finanças, dos Negócios Estrangeiros, entre outros governantes.
Bernardino Rafael e Lázaro Menete já dirigem Comando-Geral da PRM e Forças de Defesa e Segurança
Ainda ontem, o Presidente da República empossou os recém-indicados comandante-geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael; e vice-comandante, Timóteo Bernardo; chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Lázaro Menete; e o comandante do ramo do Exército, Ezequiel Muianga. Aos empossados, Nyusi exigiu que garantam a manutenção da paz.
Para os empossados, estabilidade e segurança do Estado são o garante do desenvolvimento, daí que se comprometem a não tolerar perturbações à tranquilidade.
“Significa garantir a ordem e segurança públicas no nosso país e garantir a livre circulação de pessoas e bens”, disse Bernardino Rafael. Os empossados foram indicados na quinta-feira, através de um despacho presidencial, numa altura em que o país se debate com situações de ataques armados por desconhecidos, assassinatos, esquemas de corrupção nas instituições públicas, entre outros crimes. A tomada de posse dos homens das Forcas de Defesa e Segurança foi antecedida do patenteamento dos empossados e outros quadros das FDS.