Uma semana depois de ver a sua recondução ao cargo a ser aprovada pela Assembleia da República, Adelino Muchanga tomou posse esta terça-feira como presidente da mais alta instância do poder Judicial. Além da toga de juiz, Adelino Muchanga recebeu do Presidente da República uma lista de desafios, com destaque para o maior empenho da justiça na responsabilização dos insurgentes que actuam em Cabo Delgado.
Tal como aconteceu em 2014, Muchanga volta a assumir o comando do Tribunal Supremo faltando cerca de três meses para a realização das eleições gerais. Mais um desafio em que o judiciário é chamado a intervir com isenção e imparcialidade.
Além dos desafios que têm que ver com o momento em que o país vive, o Presidente da República defendeu que a celeridade processual e o acesso à justiça devem merecer prioridade.
Adelino Muchanga ouviu os desafios lançados pelo Presidente da República e disse que alguns fazem parte do plano estratégico do Tribunal Supremo.
Nos próximos cinco anos, o Tribunal Supremo prevê alargar a cobertura nacional em termos de acesso à justiça para 24 distritos que actualmente não têm tribunais judiciais.