O País – A verdade como notícia

PR Chapo participa no Fórum Africano dos Chefes de Estado

O Presidente da República defendeu, nesta sexta-feira, na Etiópia, que é necessária uma reestruturação económica no país para criar melhores condições de vida para a população. Daniel Chapo afirmou, também, que o Diálogo Nacional Inclusivo é um instrumento para consolidar cada vez mais a democracia.

Em Addis Abeba, o Presidente da República discursou, nesta sexta-feira, no Fórum Africano dos Chefes de Estado e de Governo, onde começou por apresentar alguns pilares estratégicos de atracção de investimento e de desenvolvimento do país. 

“No mês passado, retomamos os projetos de gás no Rovuma. Na agricultura, continuamos a trabalhar na área de energias, infraestruturas, corredor de desenvolvimento e o turismo também é a nossa grande aposta. A estruturação econômica do país é uma realidade para criarmos melhores condições de vida para o povo moçambicano” . 

Daniel Chapo falou também da reestruturação econômica e do processo de digitalização em curso, como mecanismos para melhorar a vida das populações. 

“No que toca à governação corporativa, Moçambique, neste momento, está com várias reformas (0:48) para o desenvolvimento econômico e social do país. Estamos a digitalizar os serviços públicos para criar melhor transparência, prestar melhor serviço público ao povo moçambicano, com integridade, com responsabilidade, com competência e, sobretudo, com transparência boa à governação”. 

Outro ponto apresentado pelo estadista foi a realização do Diálogo Nacional Inclusivo como ferramenta para consolidar a democracia. 

“Vamos continuar a trabalhar e a dialogar com todos os moçambicanos para construir um país melhor, porque decidimos que onde deve-se conversar temos que encontrar consensos e também escolhemos reconciliar o povo moçambicano para construirmos o nosso futuro”

Quanto à governação corporativa, Daniel Chapo referiu que o combate à corrupção, a transparência e a boa governação orientam as acções do executivo.

O Presidente da República encontra-se na Etiópia desde a última quinta-feira, e participa na trigésima nona Conferência Ordinária da União Africana, centrada na promoção do acesso sustentável à água e ao saneamento no quadro da Agenda 2063, na trigésima quinta Conferência do Mecanismo Africano de Revisão de Pares e na 2.ª Cimeira Itália-África.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos