O País – A verdade como notícia

“Possível renúncia do Papa Francisco revela que não é um homem ligado ao poder”

A Igreja Católica em Moçambique diz que o anúncio do Papa Francisco sobre uma possível renúncia ao cargo mostra que ele é um homem ao serviço de Cristo e que não está preocupado com o poder.

Padre Bila, director do Secretariado-geral da Comissão Episcopal de Moçambique (CEM), reagiu ao anúncio feito semana passada, durante o regresso da viagem do Sumo Pontífice ao Canadá, onde admitiu uma possível renúncia ao cargo de Papa, por conta da sua idade e do seu estado de saúde.

Segundo o padre, mesmo “debilitado”, o Papa ainda continua a ensinar, pois fez uma longa viagem para confortar aquele povo (canadense) com mensagens de paz.

“A Igreja Católica em Moçambique vê um homem de Deus, não ligado a poderes e que não se identifica com esses poderes. É um homem de Cristo e da Humanidade”, diz Padre Bila.

O sacerdote diz que essa possibilidade mostra que o Papa Francisco é um homem “livre interiormente e apaixonado por Cristo”, pois, neste momento, está a pensar não só na igreja como no bem de toda a Humanidade, entretanto a decisão não é meramente humana, mas iluminada pelo Espírito Santo.

“Então, nós rezamos muito para que o Senhor continue a assisti-lo, dando-lhe saúde de corpo e alma e que, no diálogo diário com Deus, possa ser iluminado pelo Espírito Santo, para saber o que fazer, nesta situação em que a sua saúde está mais debilitada”, referiu.

O padre recordou que o Papa não “anunciou” a renúncia, mas admitiu uma possibilidade, então não se pode esperar quando isso vai acontecer ou se de facto vai acontecer. “Ele quis mostrar que está ao serviço da igreja e que não quer ser um obstáculo para o serviço da igreja”.

Desde Maio que o Santo Padre anda numa cadeira de rodas e, ano passado, foi submetido a uma cirurgia. O Arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, pede, por isso, orações.

“Queremos que ele melhore, já está a receber o tratamento. Então, rezemos para que Deus esteja com ele, que possa recuperar a sua saúde o quanto antes. Ele é um Papa muito amigo de Moçambique e está disposto a anunciar a palavra de Deus a todas as pessoas”, disse Chimoio.

O actual chefe da Igreja Católica é um dos papas com idade avançada que o Vaticano já teve (ele tem 85 anos). Foi eleito em 2013 após a renúncia do então papa Bento XVI. Pretende reduzir o ritmo de viagens feitas e já tem algumas adiadas.

Caso o Sumo Pontífice renuncie ao cargo, esta será a segunda vez, na história da Igreja Católica, em 600 anos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos