Moradores do Vale de Infulene, na Matola, incendiaram parte de uma fábrica de reciclagem de lixo plástico. Os populares queixam-se de poluição e exigem o encerramento da fábrica.
A fumaça convive com os moradores do Vale do Infulene, na Matola. Aliada à fumaça que se alastra pelo bairro todos os dias, está o mau cheiro.
Tudo é causado pelo processo de reciclagem de lixo plástico numa fábrica chinesa localizada no meio de uma zona residencial. Segundo os moradores, o local é um atentado à saúde.
“Os moradores deste bairro passam muito mal com a intoxicação. Isso acontece devido aos resíduos plásticos que esta fábrica chinesa recolhe e deposita aqui e depois são derretidos, o que causa intoxicação”, explicou Nércia Malate.
Dizem-se cansados e, por isso, neste domingo, decidiram incendiar o local e todos os resíduos prontos para a reciclagem.
“Há constipações, gripes, pneumonia. Este lugar está cheio de ratos, cobras e, na minha casa particularmente, há muitas cadeiras que foram danificadas pelos ratos”, explicou outro morador.
A população exige que a fábrica seja encerrada, ou que a população seja retirada para outros bairros. Os proprietários da fábrica não quiserem pronunciar-se sobre o assunto.
A polícia foi chamada ao local para conter a situação, o que agravou a confusão no local. De modo a impedir que os bombeiros se fizessem ao local para evitar que as chamas se alastrassem, os populares bloquearam parte da via.