Moçambique e a União Europeia assinaram, esta terça-feira, quatro acordos de Financiamento, no valor global de 44,5 milhões de Euros, no âmbito da cooperação entre as partes, escreve a AIM.
Trata-se de um financiamento não reembolsável e constitui parte dos recursos alocados pela União Europeia ao país, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento para o Programa de Cooperação Bilateral no período 2014-2020.
O valor irá financiar diversos projectos e programas, nomeadamente Facilidade de Preparação de Projectos e Apoio Institucional ao Sector de Energia; Programa de Apoio a Gestão das Finanças Públicas; Programa de Apoio a Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; e Programa de Apoio aos Actores Não Estatais II.
Os acordos foram assinados pelo Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, e pelo Embaixador da União Europeia em Moçambique, Sven Kühn Von Burgsdorff.
Discursando momentos após a assinatura daqueles instrumentos jurídicos, Pacheco manifestou a satisfação do governo moçambicano pelo gesto, agradecendo a União Europeia pela cooperação “que tem sabido cultivar e sustentar, caracterizada pelo alinhamento dos programas de financiamento do Fundo Europeu com as prioridades da nossa acção governativa”.
“Faremos tudo ao nosso alcance para que esta parceria prevaleça e domine a nossa cooperação, particularmente, na preservação dos ganhos da actual parceira a nível dos Programas Indicativos Nacionais, bem como no âmbito da integração dos Estados ACP (África, Caraíbas e Pacífico) na economia mundial”, afirmou.
Este modelo de cooperação, segundo o Ministro, assenta nas actuais relações de amizade sólida entre Moçambique e a União Europeia que vêm dar conteúdo aos esforços conjuntos empreendidos pelo Governo moçambicano e os parceiros da União Europeia há mais de 30 anos, visando a redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento económico e social sustentável.
“Ao longo destes anos, a União Europeia afirmou-se como um parceiro estratégico de Moçambique de longo prazo, cujas relações de cooperação reflectem-se nos diferentes domínios, com destaque para as áreas de boa governação, desenvolvimento rural, infra-estruturas, energia, cultura, abastecimento de água e saneamento”, apontou.
Acrescentou ser neste contexto, que o governo moçambicano regista, com satisfação, a disponibilidade da União Europeia em contemplar os recursos para a assistência a educação, nutrição, infra-estruturas, finanças públicas e apoio ao processo em curso de descentralização e de reintegração dos desmobilizados.
Pacheco disse estar confiante que as áreas de abastecimento de água, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e assistência social às camadas populacionais mais vulneráveis serão igualmente contempladas no quadro desta abertura da União Europeia.
“Gostaria de expressar, em nome do Governo da República de Moçambique e em meu nome próprio, os nossos agradecimentos à União Europeia, pela atenção e assistência que têm prestado ao nosso país. Por isso, gostaria igualmente de aproveitar esta ocasião para reiterar a nossa determinação de ver as nossas relações de amizade e de cooperação mais fortalecidas”, concluiu.
Dos 44.5 milhões de euros, 10.5 milhões destinam-se ao apoio Institucional ao Sector de Energia, sete milhões para o apoio a Gestão das Finanças Públicas, cinco milhões para a Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas 22 milhões servirão para o apoio aos Actores Não Estatais II.
Estes montantes são apenas uma parte dos recursos da União Europeia previstos para a assistência a Moçambique, no quadro do Programa Indicativo Nacional (PIN) do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento, referente ao período 2014-2020.