Skip to main content

O País – A verdade como notícia

Chapo manifesta solidariedade ao Nepal após cheias devastadoras

O Presidente da República, Daniel Chapo, endereçou uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo da República Democrática Federal do Nepal, Ram Chandra Paudel, na sequência das cheias devastadoras que atingiram, a 26 de Agosto, a região de Rasuwa. A tragédia provocou a morte de centenas de pessoas, deixou um número

O candidato da Frelimo trabalhou hoje, em cinco distritos de três províncias, nomeadamente Cabo Delgado, Sofala e Zambézia. Em Cabo Delgado trabalhou no distrito de Mocímboa da Praia onde iniciaram ataques de insurgentes denominados Al Shabaab e que têm estado a semear terror nos distritos a norte daquela província.

Há dias a campanha da Renamo teria acusado a Frelimo de ter trazido os malfeitores para aterrorizar a população.

Filipe Nyusi não os deixou sem resposta. Os membros e simpatizantes da Frelimo convidaram o seu candidato para marchar com milhares de residentes de Mocímboa da Praia na manhã de hoje e fizeram-no pelas ruas daquela vila autárquica e no final foi realizado o comício popular. Foi ai que Filipe Nyusi condenou o posicionamento da Renamo e seus membros e simpatizantes considerando-os uma ofensa às vítimas dos ataques e às centenas de jovens moçambicanos que estão nas matas a combater os insurgentes.

Filipe Nyusi diz mesmos que “Mocímboa está zangada pela ofensa de que os próprios filhos de Mocímboa se matam quando são eles que mandam pessoas para nos matar porque tem riqueza em Palma… e estamos em Mocímboa para dizer que a Frelimo está convosco e disseram venha para mostrar que Mocimboa está com o candidato da Frelimo” disse.

Refira-se que decorre neste momento uma grande ofensiva militar visando o aniquilamento da insurgência que tem estado a semear luto naquela região da província de Cabo Delgado.

Ainda hoje trabalhou na cidade da Beira onde apelou aos eleitores para olharem ao redor daquela cidade para ver que a mesma está a ser mal administrada e que não constitui nenhum exemplo de boa governação. Questionou aos presentes se não o viram quase a residir naquela cidade depois da passagem do ciclone Idai, questionou ainda se não o viram a mobilizar apoios nacionais e internacionais para a assistência das vítimas. Disse que nem ficava bem alguém vangloriar-se de ter apoiado as vítimas daquela calamidade, quando os vários paises e até cidadãos singulares não falam publicamente de ter apoiado as vítimas.

No final foi ao distrito de Dondo. Também diante de milhares de membros e simpatizantes da Frelimo falou das linhas com que orientam o seu manifesto eleitoral, que é a manutenção da paz, a criação de empregos e o financiamento da agricultura. Apelou aos eleitores para votarem massivamente em e si e na Frelimo.

De Dondo, voou para o distrito de Marromeu. Foi a segunda vez que visitou aquele distrito nesta campanha. Pediu que não se repetisse a tendência de voto das autárquicas em que a Frelimo e a Renamo quase estiveram empatados. Quer uma votação esmagadora para si e para a Frelimo. Ainda em Marromeu deplorou a posição da oposição que tem estado a mobilizar as pessoas para permanecerem nas assembleias de voto depois de exercer o seu direito cívico até ao fim da contagem dos votos. Nyusi diz que tal ferre a lei e pediu aos eleitores para aguardarem pelos resultados nas suas residências e com tranquilidade.

Terminou o dia marchando com milhares de membros e simpatizantes da Frelimo em Quelimane. A marcha partiu do aeroporto até à sede provincial daquele partido politico no centro da cidade. Ali pediu votos para Pio Matos e para que a Frelimo tenha maior número de deputados oriundos da Zambézia.

 

A campanha do candidato da Frelimo ganhou hoje um reforço de peso. Maria de Lurdes Mutola a campeã olímpica e mundial dos 800 metros em atletismo. Mutola juntou-se na Ilha de Moçambique, durante o qual, Filipe Nyusi convidou-a a falar aos presentes depois de dizer que no seu manifesto eleitoral contempla o desenvolvimento do desporto. Alias, o candidato disse que pretende melhorar a lei do mecenato para que aqueles que apoiam o desporto tenham benefícios.

Mas também disse que vai haver uma taxa adicional para aqueles que vendem produtos nocivos à saúde, como as bebidas alcoólicas e tabaco. Por seu lado, Maria de Lurdes Mutola disse que só com Filipe Nyusi e a Frelimo é que se pode tornar real o seu sonho de criar um centro de alto rendimento para o desenvolvimento do desporto no país.

Filipe Nyusi justificou que a "menina de ouro" só agora se juntou à campanha porque estava no Qatar a acompanhar o recentemente terminado campeonato do Mundo de Atletismo. Nyusi disse que no próximo ciclo de Governação, caso seja eleito, continuará a apoiar a Fundação Lurdes Mutola que está a desenvolver várias iniciativas que envolvem a rapariga no desporto.

Ainda no comício Filipe Nyusi disse que quer continuar a desenvolver a Ilha de Moçambique e apesar do município estar a ser dirigido pela Renamo o seu Governo vai continuar as obras do hospital distrital em reabilitação, vai resolver o problema de água e reabilitar a ponte que dá acesso à primeira capital de Moçambique.

Aproveitou o momento para atacar seus adversários que usam o facto do local de nascimento e religião para conquistar mais votos, dizendo que para se ser Presidente de Moçambique não importa no local de nascimento, muito menos a religião que professa, só tem que ser moçambicano. Disse ainda ser falácia o discurso de que se vai aumentar o salário dos funcionários públicos, tendo questionado "donde Irão tirar o dinheiro? Que pague antes os três meses de salário em atraso nos cinco municípios". E acrescentou que só com o trabalho é possível melhorar a situação do país e a remuneração dos funcionários públicos que apesar de receberam salário que se pode considerar pouco, o mesmo nunca falhou nos últimos cinco anos apesar das dificuldades financeiras que o país atravessou.

Ainda trabalhou no distrito de Memba e disse às milhares de pessoas que foram acompanhar seu comício que conseguiu realizar três das quatro promessas eleitorais que fez em 2014. Nomeadamente a construção de um hospital distrital devidamente equipado, resolveu o crítico problema de acesso à água potável com a instalação de vários sistemas de dessalinização, a instalação de uma agência bancária e uma escola secundária. Mas diz que falta a construção da estrada que liga aquele distrito a Nacala-a-Velha e outra que vai até Alua. E isso quer fazer nos próximos cinco anos se for eleito próxima semana.

Nesta quarta-feira Filipe Nyusi trabalha ainda na província de Cabo Delgado no distrito de Chiure e na cidade de Pemba.

O cabeça-de-lista da Frelimo, Daniel Chapo, orientou esta terça-feira um comício popular na localidade de Chinginguire, em Homoine, uma região fortemente habitada por veteranos da luta de libertação Nacional.

Chapo começou por explicar tudo que a Frelimo fez naquele distrito e prometeu mais infra-estruturas sociais, tais como hospitais, estradas e sistemas de abastecimento de água.

Chapo lembrou o calvário que era em Homoine para obter água potável, situação que acabou com a entrada em funcionamento em 2018 de um novo Sistema de Abastecimento de Água com capacidade para 10 mil consumidores.

Já no período de tarde, Chapo foi até aos mercados de Homoine pedir voto em contacto interpessoal. Na ocasião o cabeça de lista da Frelimo priorizou o reforço da educação cívica, começando por explicar como proceder para votar no seu partido e o respectivo candidato presidencial Filipe Nyusi.

O cabeça-de-lista da Renamo, Daniel Machamale, trabalhou no distrito de Mabote, enquanto que o do Movimento Democrático de Moçambique Marcelino Marrengula trabalhou no distrito de Morrumbene.

O cabeça de lista da Frelimo reservou a manhã desta terça-feira para dialogar com jovens fazedores do desporto na cidade de Quelimane. Pio Matos lançou as suas ideias sobre o desporto na Zambézia.

Matos prometeu massificar o desporto em particular o futebol e devolver o Ferroviário de Quelimane no Moçambola.

 

O candidato da Frelimo, Filipe Nyusi iniciou hoje a segunda e última volta da campanha eleitoral, tendo como prioridade os distritos com mais eleitores e que são verdadeiros “campos de batalha eleitoral” uma vez que o voto tem oscilado entre a Frelimo e os candidatos da oposição. Hoje iniciou pela província de Niassa escalando os dois distritos mais populosos Mecanhelas e Cuamba. Ambos têm quase um terço dos eleitores de toda a província e tem a característica comum de oscilar o seu voto entre a Frelimo e a Renamo.

Em Mecanhelas a primeira escala, Filipe Nyusi teve o comício mais concorrido em relação ao primeiro realizado no dia 18 de Setembro. Aqui reafirmou as suas promessas eleitorais que consistem nos dois principais problemas que afligem a população daquele distrito, nomeadamente a asfaltagem da Estrada para Cuamba, de cerca de 90 quilómetros e a construção de um Hospital Distrital.

E Mecanhelas está nos primeiros 15 distritos a beneficiar da iniciativa da Administração Nyusi “Um distrito, um hospital distrital”. Mas falou ainda da instalação de uma agência bancária e da extensão da linha férrea de Cuamba a Entre Lagos.

No final, Filipe Nyusi foi orientar o segundo comício na cidade de Cuamba. Aqui recordou aos potenciais eleitores que no último quinquênio o seu Governo iniciou com a asfaltagem da Estrada para Lichinga que em Dezembro alguns troços serão concluídos. Mas também levou água potável para a capital económica de Niassa, bem como a linha férrea para Lichinga, e a ampliação e reabilitação do hospital distrital. Como projectos para o futuro quer construir Estrada que liga Cuamba a Marrupa e a Mecanhelas.

Filipe Nyusi acusou os seus adversários de estarem a repetir as suas promessas e disse que até nem era mau porque estavam a ajudar a divulgar o manifesto da Frelimo e o seu compromisso eleitoral. Disse haver quem promete aumentar o subsídio básico dado pelo Governo aos idosos, questionando “com que dinheiro”. Mas depois disse que o seu Governo levou a assistência a mais de 400 mil idosos desfavorecidos.

Reconhece que o subsídio é exíguo mas diz que é o que o país pode dar e o mais importante é que está a chegar todos meses a muito mais idosos que precisam que algum apoio do Governo para sobreviverem.
Amanhã, Filipe Nyusi escala a província de Nampula e Cabo Delgado. Deverá trabalhar em distritos que não escalou na primeira volta, outros deverá repetir pela sua importância eleitoral estratégica.

 

 

Ossufo Momade trabalhou hoje no distrito de Chiúre e cidade de Pemba em Cabo Delgado onde prometeu reduzir o preço que o cidadão paga para obter bilhete de identidade e passaporte.

Momade denunciou a preparação de esquemas de enchimento de urnas.

Demostrando conhecer bem o povo e a região, falou em língua local, Macua, recordando a população que vive numa província rica mas continua na pobreza.

Já na cidade de Pemba, Ossufo Momade foi obrigado a orientar comício na delegação provincial da Renamo porque o campo onde o mesmo devia acontecer foi supostamente ocupado por militantes da Frelimo. À população de Pemba apelou a nunca se esquecer que é dona do gás e dos minérios.

 

Foram recebidos em audiência, na manhã desta segunda-feira, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco. No total, são 61 observadores da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, SADC, que vão observar as eleições gerais de 15 de Outubro, em todas as províncias.

Os observadores acreditam que estão criadas as condições para que estas eleições decorram sem sobressaltos, entretanto, lamentam um aspecto: os ataques armados em Cabo Delgado, perpetrados por homens ainda desconhecidos, desde 2017.
“O relatório que recebemos foi, obviamente, muito positivo, de que Moçambique está pronto para disputar estas eleições. Mas é claro que temos algumas observações, tal é o caso de Cabo Delgado. Mas já recebemos a explicação no terreno. Esperamos, realmente, que o país realize eleições livres”, disse Oppah Mushinguiri, Ministra da Defesa, Segurança e Veteranos de Guerra do Zimbabwe, que lidera a Missão.

Para Moçambique, a missão é bem-vinda. O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação garantiu que tudo está acautelado.
“De uma forma geral, estão criadas todas as condições para que Moçambique realize eleições livres, justas e transparentes” afirmou Pacheco, ressaltando que quanto a Cabo Delgado os observadores que estiverem afectos nas zonas de risco, terão o reforço das Forças de Defesa e Segurança.
A missão de observadores da SADC estará no país até ao dia 21 de Outubro corrente.
 

 

O candidato da Frelimo tirou o dia de hoje para se reunir com diferentes grupos sociais. Reuniu-se com portadores da deficiência e depois com mulheres. Às mulheres o candidato disse que nos últimos cinco anos houve esforço de garantir que mais mulheres ascendessem aos cargos de direcção a diferentes níveis, apontou a indicação de mulheres para dirigir o Conselho Constitucional, a Assembleia da República, a Autoridade Tributária, a Procuradoria Geral da República, para além de diferentes ministras, vice-ministras e governadoras, reitora e vice-reitoras de universidades públicas.

Filipe Nyusi disse que ao nível do ensino superior há cada vez mais mulheres a frequentarem mas é nos outros subsistemas de ensino onde a paridade é visível. A média tem sido de 50% de mulheres a frequentar o ensino primário e até secundário e há casos em que o número de raparigas chega a superar o de rapazes.

Ao nível económico Nyusi diz não haver dúvidas de que a mulher comanda a economia informal do país, por isso, no próximo ciclo de governação e se for a vencer a eleição vai empenhar-se para as mulheres tenham facilidades para aceder a financiamento, anunciou a criação de pacotes específicos para pequenas e médias empresas pertencentes a mulheres que poderão ainda beneficiar de facilitação no acesso a oportunidade de negócios nos mega-projectos.

Antes reuniu-se com pessoas portadoras de deficiência e disse ter havido avanços na melhoria da situação daquele grupo vulnerável a vários níveis. Disse que a sua administração alocou mais de 27 mil meios de compensação, 900 deficientes beneficiaram de formação técnico-profissional, 20 mil agregados familiares chefiados por deficientes receberam assistência social.

Nyusi disse estar em produção o livro da primeira classe em braile para ser distribuído gratuitamente a crianças com deficiência visual e há nove escolas especiais no país que atendem quase 370 crianças com necessidades especiais. Mais de 650 alunos frequentam escolas regulares e centros de recurso de educação inclusive.

Para o próximo quinquénio se vencer as eleições, o Governo de Filipe Nyusi vai empenhar-se na melhoria do quadro legal que protege a pessoa com deficiência, mas também a remoção de barreiras que dificultam aquele grupo social de alcançar os seus propósitos. E para mostrar o seu interesse nestas matérias anunciou que entre os candidatos da Frelimo para a Assembleia da República há duas jovens, uma com deficiência física e outra com albinismo que concorrem pelos círculos eleitorais de Tete e Cabo Delgado.

Os deficientes também deixaram ficar algumas preocupações que gostariam de ver incluídas no manifesto eleitoral da Frelimo, nomeadamente, a isenção fiscal na importação de meios de compensação, a permissão de surdos para conduzirem viaturas, a criação de quotas para deficientes serem eleitos nas Assembleias da República, Provincial e Distrital, o acesso a emprego e melhorar o acesso à educação, ao transporte público e aos edifícios públicos e privados.

+ LIDAS

Siga nos