O País – A verdade como notícia

Poetas disputam a final do Moz Slam na cidade de Maputo

No próximo sábado, a partir das 19 horas, realizar-se-á final da segunda edição do Moz Slam- Batalha de Poesia Falada. O derradeiro está marcado para o Centro Cultural Franco-Moçambicano, na cidade de Maputo.

Depois das eliminatórias realizadas nos meses de Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro, totalizando assim seis eliminatórias, já são conhecidos os 12 poetas apurados para a final da segunda edição do Moz Slam- Batalha de Poesia Falada. Entres os finalistas, constam: António Magaia, Américo Ubisse Jr., César Victorino, Elton Chone, Eseronio Bila, Eurosinanda Mussui, Fidelgio Januário, Gonçalves Gonçalo, Ivandro Sigaval, João Nguenha, Kirov Alexandre Mabasso e Mário Saúl.

Da lista acima, portanto, sairá o vencedor da segunda Batalha de Poesia Falada, podendo assim representar Moçambique no Mundial da Batalha de Poesia Falada que se irá realiza entre os dias 18 e 24 de Maio do próximo ano, na capital francesa Paris.

Além das batalhas de poesia, o evento narcado para o Franco-Moçambicano contará com a performance dos seguintes artistas convidados: Yuru e Nandele, D Flash, TRKZ, Énia Lipanga e Obedes Lobadias.

Moz Slam realizado por Palavra & Palavras Eventos. Essencialmente, é um campeonato de poesia falada que tem na sua base várias regras que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes, a um tempo limitado três minutos para as apresentações. Como júri, intervém o público que pontua cada apresentação de 0 a 10. No programa não existem, de acordo com a organização,  estilos ou temas adequados, existem várias linguagens possíveis, que variam com a diversidade dos participantes.

Moz Slam tem o objetivo de atrair, além de poetas, espectadores e escritores que muitas vezes, têm pouca intimidade com a “poesia tradicional”.

A intenção é que os eventos reúnam jovens escritores de diversas vertentes e estilos poetas, escritores, músicos, rappers, jornalistas, estudantes etc., em recitais que terão a participação ativa do público, escolhendo a melhor performance e texto apresentado.

A 1° edição do Moz Slam teve como vencedora a poetisa Lúcia Tite, que representou Moçambique no Mundial de Poesia Falada que em Paris-França nos dias 27 de maio a 02 de junho de 2019, ela ainda participara este ano no mundial de Mulheres de Poesia Falada que acontecera entre os dias 16 a 20 de outubro no Rio de Janeiro-Brasil.

Agradecemos o vosso apoio na promoção , divulgação e cobertura do evento.

Para entrevistas e outros assuntos de comunicação, por favor, contactar:

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos