O País – A verdade como notícia

PM pede aos clubes para acolherem talentos dos Jogos Escolares

O encerramento do 13º Festival dos Jogos Desportivos Escolares coube ao primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário. No seu discurso o primeiro-ministro endereçou uma mensagem aos clubes e federações desportivas. “Encorajamo-vos a prosseguirem com o trabalho de valorização destes talentos, criando oportunidades de mais treinamento e sua inserção no desporto de alta competição. É nossa esperança ver estes estudantes atletas, que se revelaram nestes Jogos Escolares, a representarem Moçambique nos próximos jogos da CPLP e outros eventos de cariz internacional” apelou o governante.

Mas para que isso aconteça, Agostinho do Rosário virou-se para os alunos e a eles também deixou outra mensagem “continuem a praticar desporto na escola e nos vossos locais de residência, sem no entanto prejudicar a vossa principal tarefa que é estudar e adquirir conhecimentos para melhor contribuírem no desenvolvimento do nosso país” disse.

O primeiro-ministro diz acreditar que o país saiu a ganhar com os Jogos Desportivos Escolares, uma vez que se reforçou a Unidade Nacional, porque os alunos tiveram a oportunidade de fazer novas amizades, conhecer mais sobre a história do país com a visita que efectuaram ao Monumento de Mwadjahane, no distrito de Manjacaze, onde nasceu Eduardo Mondlane, fundador da Frente de Libertação Nacional e de Chilembene, no distrito de Chókwè, onde nasceu o primeiro presidente de Moçambique independente. “O aprofundamento do conhecimento sobre a história do nosso país é um aspecto fundamental, para que cada um de nós, sobretudo e juventude, consolide o espírito patriótico, o que permite garantir a consolidação da unidade nacional, a defesa de valores da moçambicanidade e do processo de desenvolvimento sustentável e inclusivo” acrescentou do Rosário.

Agradeceu a população de Gaza por ter acolhido com hospitalidade os atletas das outras províncias e de ter ido apoiar os jogadores nos campos, mas também pediu que ajudassem as autoridades locais a preservarem as infra-estruturas desportivas que foram reabilitadas para acolher os jogos e que façam um bom uso dos mesmos, e através deles massifiquem a prática desportiva em Gaza.

O primeiro-ministro aproveitou a ocasião para anunciar oficialmente a realização do 14º Festival dos Jogos Desportivos Escolares na província de Manica dentro de dois anos, em 2019. E fez votos para que todas as delegações regressassem às terras de origem em segurança.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos