Assinala-se, esta segunda-feira, o Dia Mundial da Luta Contra o Tráfico de Pessoas e para assinalar a data a Procuradoria-Geral da República lança uma campanha contra o tráfico de pessoas. Este ano o dia celebra-se sob o lema “Responder ao tráfico de crianças e jovens”.
A cidade de Maputo constitui uma das rotas do tráfico de pessoas, em particular crianças, como ponto de origem, trânsito e destino das vítimas, estimando-se que são traficadas anualmente 1000 pessoas no país.
O tráfico de pessoas é tido como o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento e acolhimento de pessoas, com recurso à ameaça, uso da força, ou outras formas de coação.
A campanha tem por objectivo apresentar as estratégias e desafios de prevenção e combate ao fenómeno, dotar a comunidade de informação sobre o tráfico, crimes conexos, consequências e formas de manifestação do tráfico de pessoas e
dotar os munícipes de ferramentas para a prevenção e combate ao tráfico nas comunidades.
A PGR irá realizar palestras nas escolas primárias e secundárias em todos os distritos municipais, debates televisivos e radiofónicos e espectáculo musical.