Rui Banguira
Representante da Família
Realmente confirmo que perdemos o nosso pai, um cidadão exemplar, o Senhor Feliciano Salomão Gundana. Perdeu a vida na madrugada de hoje, depois de longos anos a lutar contra uma doença crónica. Como família a perda é muita grande. Na família como na sociedade Moçambicana em geral, foi exemplo de disciplina integridade e justiça, e o principal legado que deixa é de sermos íntegros, ele sempre realçou isto: sermos íntegros, justos.
Carlos Siliya
SG da ACLLIN
Ele sempre foi íntegro, e mesmo depois da independência esteve sempre firme na construção da nação moçambicana. Estamos firmes que os seus feitos serão levados avante no sentido de ensinar a nova geração para, com firmeza, trabalhar para independência económica que todos nós desejamos, e que Moçambique continue a ser um país forte e reconhecido no mundo
Pedro Guiliche
Porta-voz da FRELIMO
A sua morte deve representar, uma vez mais, o rebuscar do seu legado de integridade, de patriotismo, amor à pátria, coesão social entre os moçambicanos e acima de tudo a ideia de promoção da justiça social pois são esses valores que o camarada Gundana nos deixa. Temos que pegar no seu legado e transforma em objeto de trabalho e paisagem de educação cívica à juventude
Teodoro Waty
Antigo Combatente
Recordei-me daquela pessoa serena, aquela pessoa que, apesar de nós todos sabermos que foi um dos fundadores da Frelimo, considerava-se, como qualquer um de nós, um membro simples, escutador afável e, principalmente, capaz de transmitir mensagens sem muitos alaridos, dizendo que, olha, no ano tal foi assim, provavelmente as coisas mudem, devam mudar.
Teodato Hunguana
Antigo Combatente
Ele teve um papel muito importante desde o princípio de tudo. Creio que ele é daquele grupo que vem do UDENAMO. Mas é do grupo fundador da Frelimo. Esteve nesses processos todos, desde esses tempos remotos, e atravessou-os todos até à atualidade e estava ainda, digamos, de certo modo, no activo.
Óscar Monteiro
Antigo Combatente
Um fundador da Frelimo, um patriota e uma pessoa sempre determinada e dedicada, mas, ao mesmo tempo, uma pessoa modesta. Nunca pediu favores, nem se prevaleceu da sua qualidade de fundador da Frelimo para beneficiar disso. Eu acho que a sua descrição, a sua simplicidade, são um exemplo. E, neste momento da sua partida, é essa lição que nós devemos reter.
