O País – A verdade como notícia

Parques industriais devem ser ponte da cadeia de valor para oportunidades de investimento das PME

O director-geral da MozParks, Onório Manuel, defende que as pequenas e médias empresas (PME) devem criar parcerias sustentáveis no sector industrial devido à cadeia de valores que as mesmas detêm desde a produção até ao processamento, o que poderá tornar as empresas mais independentes na busca de oportunidades dentro de projectos âncoras.

Onório Manuel fez uma radiografia do surgimento do Parque Industrial de Beluluane (existente há cerca de 23 anos), através de um projecto âncora (a Mozal), que está a gerar mais de 10 mil postos de trabalho e a agregar mais de 50 empresas instaladas dentro do Parque Industrial de Beluluane, na Província de Maputo, representando cerca de 17 países.

Fez saber que a MozParks está em processo de abertura de mais parques industriais em Cabo Delgado (CDParks), concretamente em Palma, Balama, Montepuez, Ancuabe e uma base Logística em Pemba. Os CD Parks visam acelerar o desenvolvimento económico, promover e impulsionar a criação de emprego para jovens e desenvolver a economia verde na província de Cabo Delgado.

Onório Manuel incentivou as pequenas e médias empresas a aderirem ao projecto de parque industrial olhando para o Parque Industrial de Topuito, em Nampula, liderado pela multinacional Kenmare, a empresa mais transparente na indústria extractiva em Moçambique, que explora titânio no distrito de Larde.

Durante o encontro de negócio denominado Business Pitch, a MozParks focou as suas atenções para os parques de Cabo Delgado, que, tal como sustenta, poderão arrojar o desenvolvimento da província, impulsionado pela exploração de gás, com um enorme potencial na sua cadeia de valor de galvanizar a economia local em mais de 100 mil trabalhadores directos dentro dos CD Parks.

Para Onório Manuel, é importante a implementação dos CD Parks como mecanismo de criação de base para conteúdo local e, por conseguinte, aproveitamento das oportunidades da cadeia de valor dos megaprojectos, alguns dos quais exploram recursos não renováveis, havendo, por isso, necessidade de deixar um contributo no desenvolvimento socioeconómico local.

Os CD Parks trazem múltiplas vantagens, sendo de destacar o acesso a terra infra-estruturada (energia, água e estrada), industrial, armazenagem, perímetro protegido, ambiente de negócio seguro, economias de escala, economia circular, soluções completas de investimento, potencial de incentivos fiscais e aduaneiros.

O MozParks desenvolve e opera em parques industriais nas províncias de Maputo, Nampula, Sofala e Cabo Delgado. A visão do Grupo Moz Parks Holding é expandir o nosso parque para as províncias do Norte contribuindo para o desenvolvimento e crescimento regional. O Grupo Moz Parks Holding oferece a melhor entrada para a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, mercados asiáticos e europeus. Está localizado numa das regiões mais industrializadas e produtivas de Moçambique e tem acesso à maior força de trabalho industrial da Província de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos