O País – A verdade como notícia

Parlamentares defendem exploração sustentável de florestas em Gaza

Foto: Assembleia da República

A Comissão de Agricultura, Economia e Ambiente (CAEA) defende a exploração sustentável das florestas, em todos os distritos do norte de Gaza, concretamente Mabalane, Massingir, Chicualacuala, Chigubo, Mapai, Mansagena, recomendando ao governo provincial a reduzir a emissão das licenças para a exploração de madeira, lenha e carvão.

O posicionamento foi partilhado, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, em Xai-Xai, pela deputada Almina Manuel Monteiro, que chefia um grupo de deputados da CAEA que desde o dia 14 do mês em curso realiza trabalhos de fiscalização parlamentar nas províncias do sul do país.

“Devemo-nos beneficiar das nossas florestas, sim, mas que seja de uma forma sustentável, que garante a conservação do meio ambiente. Estamos perante uma zona com um clima tropical semiárido, mas em contrapartida estamos a tirar de lá quantidades e quantidades de madeira, isto pode contribuir para a desertificação total daquela região”, disse a parlamentar.

Por sua vez, o Secretário do Estado de Gaza, Lourenço Lindonde, falou dos constrangimentos para a operacionalização das actividades planificadas. “Temos a exiguidade e o atraso no desembolso de fundos, insuficiência de meios de transporte, insuficiência de infra-estruturas para funcionamento das instituições públicas e a transitabilidade deficitária durante a época chuvosa, com maior incidência nos distritos da zona norte da província”, disse.

Nos próximos dias, a Comissão de Agricultura, Economia e Ambiente vai trabalhar nos distritos de Manjacaze, Chibuto, Chokwé e Massingir.                                                                     

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos