Mateus Magala diz que o país precisa garantir informações climáticas fiáveis para melhor prevenção e redução dos danos causados pelos fenômenos naturais. O ministro dos Transportes e Comunicações falava hoje durante a abertura do fórum de perspectivas climáticas da África austral.
As cheias em Boane, que resultaram em mortes e destruição de infra-estruturas, podem ser o exemplo da falta de informação clara sobre fenómenos climáticos.
Em Fevereiro do ano passado, o INAM até informou sobre as chuvas, mas a sociedade civil e vários intervenientes disseram não ter sido difundida a informação na dimensão das cheias que houve.
É tomando estes e outros exemplos que o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, apela para melhor provisão de informações climáticas no país.
De acordo com Mateus Magala, a prestação de informações fiáveis vai permitir também o melhor controlo das bacias hidrográficas nacionais.
Mateus Magala falava na abertura do vigésimo oitavo fórum regional da África Austral sobre antevisão do clima.
Além do Instituto Nacional de Meteorologia, a quem cabe a responsabilidade de divulgar previsões climáticas à sociedade, existe a comissão técnico-científica para as mudanças climáticas, que presta aconselhamentos ao Governo.