No âmbito do Projecto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito (PACED) nos PALOP a União Europeia e o Camões, IP, financiam a segunda edição das acções de formação nas áreas da criminalidade económico-financeira e tráfico de estupefacientes. O projecto tem como objectivo duplicar o número de formados alcançando assim um total de 135 profissionais nestas áreas.
O programa de formação será ministrado por especialistas moçambicanos, que integram uma bolsa autónoma de formadores na área penal criada ao abrigo do PACED. Os conteúdos abordados durante a formação focam-se nos instrumentos legais, administrativos e processuais adequados ao tratamento de casos de corrupção, branqueamento de capitais e criminalidade organizada.
As formações são dirigidas a juízes, procuradores, polícias de investigação criminal e técnicos da unidade de informação financeira.
O PACED tem como objectivos a afirmação e consolidação do Estado de direito, prevenção e luta contra corrupção, branqueamento de capitais e a criminalidade organizada em partícula o tráfico de estupefacientes.
A formação irá decorrer de nove de Julho a três de Agosto, nas províncias de Inhambane, Tete e Pemba.