O País – A verdade como notícia

“Operação Páscoa”: 225 mil pessoas deverão cruzar fronteiras nacionais

Mais de 200 mil pessoas, entre mineiros, turistas e outros viajantes deverão cruzar as fronteiras nacionais durante o período da Páscoa. O comando conjunto lançou, esta segunda-feira, a “operação” que visa flexibilizar e proteger os viajantes, sobretudo face ao risco de acidentes.

A “Operação Páscoa 2024”, lançada na Província de Maputo e que se afigura de  âmbito nacional, teve a particularidade de juntar, durante a sua apresentação, as Forças de Defesa, os sectores da saúde, agricultura e INATRO.
Pretende-se, com a operação, sensibilizar os automobilistas no sentido de se evitarem acidentes de viação durante o período em que irão entrar no país.

O director-geral-adjunto das Alfândegas, Taurai Tsama, orientou as cerimónias centrais do lançamento da “operação”, tendo, na ocasião, tecido algumas considerações.

“Em termos de universo, nós esperamos que entrem no nosso território, até ao dia 5 de Abril, cerca de 225 viajantes. Destes, também temos o número na ordem de 8 mil mineiros. Portanto, esses são os números de todos que se farão presentes em todo o nosso país, com maior enfoque para a fronteira de Ressano Garcia, que vai movimentar mais viajantes.”

A fronteira de Ressano Garcia continuará a funcionar 24h00 por dia para se flexibilizar o atendimento aos viajantes.

Entretanto, outros postos fronteiriços do país vão obedecer ao horário normal, conforme explicou a fonte.

“Vão continuar a trabalhar naquele horário normal, mas, sempre que se justificar, também dependendo daquilo que será a demanda, poderemos adaptar-nos de maneiras a responder. O que nós podemos garantir é que nenhum concidadão irá pernoitar em nenhuma fronteira que existe no nosso território. As forças estão alinhadas, trabalham de forma coesa, coordenada. É por isso que nós apelidamos de Força de Comando Conjunto.”

A “Operação Páscoa 2024” irá vigorar de 18 de Março a 5 de Abril próximo, na sequência da Páscoa, sendo que o ponto mais alto desta cerimónia religiosa é celebrado no dia 31 de Março.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos