O País – A verdade como notícia

Oitavos-de-final da Taça de Moçambique ZAP na ordem do dia!

Associação Desportiva de Vilankulo e Ferroviário de Maputo protagonizam, domingo, às 14h00, no Estádio Municipal da Maxixe, o jogo de destaque dos oitavos-de-final da Taça de Moçambique ZAP, fase zonal.  FC Baía de Pemba vs Ferroviário de Nampula é o outro duelo que envolve equipas que evoluem no Moçambola.

Dois emblemas do Moçambola jogam, domingo, na Maxixe, a continuidade na segunda maior prova do calendário futebolístico moçambicano. Detentor do troféu, o Ferroviário de Maputo parte para este duelo ciente das dificuldades que irá encontrar frente a um adversário com o qual perdeu por um a zero, em desafio inserido na 3.ª jornada do Moçambola 2023. Fora dos primeiros cinco lugares no Campeonato Nacional, mas ainda com possibilidades matemáticas de chegarem ao título, os “locomotivas” da capital pretendem fazer diferente na Taça de Moçambique ZAP para se manterem na corrida à revalidação do troféu.

Aliás, o conjunto de João Chissano vai, igualmente, procurar apresentar-se com consistência neste duelo, sobretudo no capítulo da finalização, onde há ainda melhorias a registar. Semifinalista da edição passada (perdeu com o Ferroviário da Beira, por 3-1), a Associação Desportiva de Vilankulo aponta para um percurso brilhante na prova.

Depois da pesada derrota sofrida no Songo, no passado sábado, por 4-1, em jogo da 12.ª jornada do Moçambola, os “hidrocarbonetos” recarregaram as baterias e querem regressar às vitórias.

E, este domingo, sobem ao relvado do Estádio Municipal da Maxixe focados em contrariar o Ferroviário de Maputo. Nos últimos confrontos entre as duas formações, houve registo de dez vitórias para o Ferroviário de Maputo, cinco para AD Vilankulo e quatro empates. Ainda no domingo, no outro extremo do país, ou seja, na zona Norte, teremos um confronto entre duas formações que evoluem no Moçambola. O FC Baía de Pemba, na zona de despromoção no Moçambola, bate-se com o Ferroviário de Nampula.

Na ronda anterior da Taça de Moçambique, o FC Baía de Pemba afastou o Ferroviário de Lichinga ao vencer por uma bola a zero. No confronto entre “baianos” e “axinenes”, esta temporada, no Moçambola, os primeiros levaram a melhor ao vencerem por um a zero. Por sua vez, o Ferroviário de Nampula deixou para trás o seu homónimo de Nacala.

Os oitavos-de-final começam, no entanto, a ser disputados esta sexta-feira, 4 de Agosto. No Complexo do Tchumene, a Associação Black Bulls mede forças com o Clube de Gaza, num jogo em que os “touros” são claramente favoritos a vencer. E motivação é o que não no seio da Associação Black Bulls que, na última ronda do Moçambola, derrotou o Costa do Sol por 3-1.

Mas, porque Taça de Moçambique é festa e reserve surpresas, o Clube de Gaza almeja ultrapassar o actual líder do Moçambola 2023. O Clube de Gaza inscreveu, em 1992, o seu nome na lista de vencedores da Taça de Moçambique após vencer o Maxaquene, por 2-1, resultado encontrado no prolongamento.

Já no sábado, o Costa do Sol, clube com mais títulos na prova e que no ano passado caiu aos pés do Ferroviário de Maputo na fase nacional, recebe no seu relvado sintético o Desportivo da Matola. A derrota frente a Black Bulls faz parte do passado, pelo que o conjunto orientado por Horácio Gonçalves está focado na Taça de Moçambique, competição na qual pretende voltar a erguer o troféu seis anos depois.

Em Moatize, província de Tete, teremos o duelo entre o Ferroviário local e o da Beira. À partida, o Ferroviario da Beira, segundo classificado do Moçambola-2023 com 25 pontos, portanto, menos dois que a Black Bulls, é favorito a transitar para a fase seguinte da competição.

Finalmente, o Matchedje de Mocuba, despromovido ano passado do Moçambola, recebe a União Desportiva de Songo, semifinalista da Taça de Moçambique no ano passado. Os “hidroelectricos” são favoritos nesta eliminatória, até pela estrutura que apresentam comparativamente ao seu adversário.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos