O País – A verdade como notícia

Nyusi reiteira que situação em Cabo Delgado é estável

Foto: O País

O Presidente da República, Filipe Nyusi, reitera que não há nenhuma vila ocupada por terroristas em Cabo Delgado. Falando durante um encontro com os presidentes dos parlamentos da CPLP, Filipe Nyusi garantiu ainda que a situação continua relactivamente estável.

O Presidente da República recebeu esta segunda-feira os presidentes dos parlamentos dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que vão participar da 13.ª sessão ordinária na Cidade de Maputo.

O Chefe de Estado assegurou que não há terroristas a ocupar alguma vila, considerando que as sedes distritais da Província de Cabo Delgado estão livres do terrorismo, destacando um ambiente de relativa tranquilidade.

Segundo o Presidente da República, actualmente, a expectativa do executivo é da retoma das actividades, especialmente ligadas as multinacionais que operam na área 4, da bacia do Rovuma.

Nyusi falou, por outro lado, sobre a situação política do país, tendo considerado que Moçambique é um exemplo de democracia a nível da CPLP.

Filipe Nyusi diz ainda que o atraso na entrega de documentos continua a atrasar o pagamento de pensões aos antigos guerrilheiros da Renamo.

A décima terceira Sessão Ordinária da AP-CPLP vai, igualmente, fazer um ponto de situação sobre “Os Processos Eleitorais nos Estados Membros da CPLP” e realizar reuniões sobre “Estratégia, Legislação, Cidadania e Circulação, “Economia, Ambiente e Cooperação” e “Língua, Educação, Ciência e Cultura”

Além de assuntos como educação, economia e Ambiente, a Assembleia parlamentar dos países da CPLP vai debater sobre os processos eleitorais nos Estados Membros.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos