O Presidente da República, Filipe Nyusi, acompanhado pela Primeira-Dama, Isaura Nyusi, encontra-se de visita de trabalho aos Estados Unidos da América (EUA).
Ontem, o Chefe do Estado participou num almoço de trabalho com financiadores da Internacional Conservation Caucus Foundation – ICCF, e recebeu em audiência o antigo subsecretário de Estado para Assuntos Africanos, Chester Crocker.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa de 13 a 15 de Dezembro, em Washington, capital dos Estados Unidos da América, na II Cimeira de Líderes EUA-África, a convite do seu homólogo norte-americano, Joseph Biden Jr. (Joe Biden).
O evento irá juntar líderes africanos e americanos, com o objectivo de discutir temas como fomento da abertura dos governos africanos e de sociedades abertas, a promoção dos dividendos democráticos e de segurança, a promoção da recuperação robusta pós-pandemia e de oportunidades económicas, o apoio à conservação, adaptação às mudanças climáticas e à transição energética.
À margem da cimeira, o Chefe do Estado tem agendado encontros de trabalho com os homólogos africanos, dirigentes de agências financeiras internacionais, nomeadamente o Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e Banco Africano de Desenvolvimento, bem como com homens de negócios, instituições académicas e científicas e a comunidade moçambicana residente nos EUA.
Para além da Primeira-Dama, Isaura Ferrão Nyusi, nesta deslocação, o Presidente da República faz-se acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo; Indústria e Comércio, Silvino Augusto Moreno; vice-ministro da Economia e Finanças, Amílcar Tivane; embaixador de Moçambique nos Estados Unidos da América, Carlos dos Santos, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.