O País – A verdade como notícia

banner_02

Nyusi “namora” eleitorado na Beira e destaca a paz como prioridade

O Presidente da Frelimo pediu aos membros e simpatizantes do partido, na província de Sofala, que votem no candidato presidencial da formação política, Daniel Chapo. Filipe Nyusi disse, no comício, que a paz é o pilar principal do manifesto eleitoral dos “camaradas”.

Filipe Nyusi e Daniel Chapo escalaram, hoje, a província de Sofala, onde lançaram o arranque da campanha eleitoral. Filipe Nyusi disse, no seu discurso, que a paz continua a ser o pilar fundamental no plano de governação do partido do batuque e maçaroca.
Por seu turno, Daniel Chapo secundou as palavras de Nyusi, acrescentando que o seu governo, caso vença as eleições de 9 de Outubro, vai priorizar a Educação, Saúde e construção de infra-estruturas.

Daniel Chapo apelou ainda ao eleitorado para que juntos combatam a corrupção e outros males que apoquentam a sociedade. Deu exemplo do mau atendimento nos hospitais e cobranças ilícitas.

“É um dinheiro que podia servir para a construção de mais escolas, mais hospitais, mas fica no bolso de uma só pessoa. Estão temos que acabar com este mal”, disse Chapo, reiterando, de seguida, que “a corrupção não acontece só no sector público, acontece também no sector privado”.

O candidato à presidência pela Frelimo foi mais fundo ao dizer que há situações de pessoas que gastam dinheiro a tratar documentos, mas que, quando levam os mesmos para concorrer a uma vaga de emprego, ouvem dizer, na empresa, que, para serem contratados, têm que pagar.

“Eu falo, como disse o camarada presidente, porque eu nasci aqui. Não nasci num berço de ouro, nasci numa esteira. Passei fome, subi chapa, andei longas distâncias (…), sei o que é sofrimento, estou a falar o que eu vivi e não teorias”, testemunhou.

OS MOÇAMBICANOS VIVERÃO MELHORES DIAS

“Temos esperança que Moçambique vai desenvolver e que o povo moçambicano vai viver em melhores condições que estas em que está a viver”, disse Daniel Chapo.

O candidato da Frelimo virou, a dada altura, o seu discurso para os jovens, afirmando que terão a sua atenção.

“A maior preocupação da juventude é o emprego. Vamos trabalhar para os jovens terem emprego. Vamos trabalhar em áreas concretas para trazer emprego para osjovens”, prometeu.

Entre as áreas a serem exploradas para prover emprego para jovens, Chapo apontou a agricultura. No seu entender, o sector tem potencial para, através das indústrias, garantir emprego à juventude. Prometeu ainda construir casas para os jovens.

No capítulo da diplomacia, Daniel Chapo disse que Moçambique nunca vai se desenvolver de forma isolada.

“Nós vamos continuar amigos dos nossos amigos aqui na região, no continente e no mundo. Por isso, minhas irmãs, meus pais e meus irmãos, vamos trabalhar juntos para desenvolver Moçambique”, apelou.

1

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos