O País – A verdade como notícia

Nyusi inaugura sistemas de abastecimentos de água para melhorar qualidade de vida

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, esta segunda-feira, no Distrito de Magude, na Província de Maputo, dois sistemas de abastecimento de água.

Durante a cerimónia que contou com a presença do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, e de várias autoridades provinciais, Nyusi afirmou que, com os sistemas de abastecimento de água, o Governo encontra-se a construir os alicerces do desenvolvimento social, promovendo serviços basicos à população moçambicana.

No seu discurso, Filipe Nyusi salientou que as localidades do Distrito de Magude, onde foram inauguradas dois sistemas de abstecimento de água, têm registado um considerável aumento da densidade populacional. Em muitas localidades de Maputo, essa tendência do aumento da população é contrariada pela falta de água potável. Pelo que as novas infra-estruturas de Magude estão integradas no programa de abastecimento de água, financiado pelo Governo e por parceiros de cooperação.

Para o Presidente da República, inaugurar seis sistemas de abstecimento de água numa só sentada, ao nível da Província de Maputo, duas naquele distrito, é, realmente, um legado. “Com estes sistemas de abastecimento de água vamos melhorar a qualidade de muitas pesssoas, em especial para os moçamnbicanos das zonas rurais”, garantiu.

Conforme Filipe Nyusi fez saber, com a inauguracao dos sistemas de abastecimento de água, Maputo progride dos 74% para 76% de acesso de água potavel, o que siginifica mais saúde para a população, maior produção e produtividade. “Queremos que os sistemas contribuam para melhorar o saneamento e o ambiente social, de modo que isso possa impedir a ocorrência de doenças hídricas, como tem acontecido em algumas proviíncias”.

Considerando que o país se encontra na época chuvosa, propensa à cólera e doenças diarreicas associadas à falta de água potável, os sistemas inaugurados podem contribuir para a prevenção da cólera, segundo acredita Filipe Nyusi.

De igual modo, a inauguração de dois sistemas de água, em Magude, disse Nyusi, fazem parte de um lote de seis entregues à província de Maputo, por exemplo em Marracune, Boane e Manhiça. Tudo graças aos esforços do Governo e dos parceiros, que têm contribuído para o bem-estar do povo moçambicano. “Gostaria de reconhecer o apoio incansável dos nossos parceiros”, disse Filipe Nyusi.

Ainda em Magude, o Presidente da República explicou que, apesar da Província de Maputo ser atravessada por vários rios, possui zonas de complexidades que constituem grandes desafios para a construção de infra-estruturas de armazenamento de água. Um dos problemas, no caso do Distrito de Magude, tem a haver com a retirada do sal na água potável e com a perfuração. No caso, 45 metros de perfuração. “Dar água à população é um direito humano”, reforçou o Presidente, condenando, de seguida, aqueles que roubam ou sabotam infra-estruturas públicas. Por isso mesmo, Filipe Nyusi apelou às populações para se unirem na protecção das infra-estruturas inauguradas, porque, mesmo antes da inauguração, houve roubo de uma bomba de água, o que impediu que o líquido jorasse esta segunda-feira. O problema deverá ser resolvido amanhã.

Já a terminar, Nyusi disse que o Governo encurtou as distâncias de acessoa à água potável, “por isso vamos proteger estes sistemas, não gastando água, porque a água acaba”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos