O País – A verdade como notícia

Nyusi empossa Manuel Tule como governador da Província de Maputo e exige trabalho

Tomou posse, esta segunda-feira, o novo governador da Província de Maputo. Chama-se Manuel Tule e ascendeu ao cargo em substituição de Júlio Parruque, que, a partir desta quarta-feira, será investido como Presidente da autarquia da Matola.

À data da sua nomeação, Manuel Tule, professor de carreira, era chefe da bancada da Frelimo na Assembleia Provincial de Maputo, cargo para o qual foi eleito como número dois da lista do seu partido, em 2018.

Por outras palavras, o novo governador da Província de Maputo estava afecto a um órgão fiscalizador. E, “agora, passa para um órgão executivo (…)”, disse o Presidente da República, alertando que, “no lugar de fiscalizar”, Manuel Tule “vai executar (tarefas) e ser fiscalizado (…)”.

Filipe Nyusi recordou, igualmente, as tarefas que cabem a Tule, das quais “supervisionar os serviços de governação descentralizada na província, orientar os instrumentos de planificação e orçamento e os respectivos balanços, executar e zelar pelas deliberações da Assembleia Provincial”.

Além disso, caberá ao novo governador acompanhar, em coordenação com o secretário de Estado na Província de Maputo, medidas preventivas ou de socorro em caso de ocorrência de acidentes graves ou eventos extremos, disse o chefe de Estado.

“A governação participativa e a descentralização no país ainda são edifícios em construção. Por isso, nessa empreitada não deve haver espectadores. Cada um de nós é chamado a desempenhar um papel preponderante, o que passa necessariamente pelo estudo e domínio do pacote sobre a descentralização”, explicou Nyusi.

Tule terá, também, de acordo com o Presidente da República, de conhecer e dominar a organização e o funcionamento dos órgãos de governação descentralizada, bem como “apontar, com honestidade, o que está mal e pode e deve ser melhorado, bem como interagir constantemente com várias entidades”.

“Exige mais coordenação e articulação” sobre “os programas e actividade de modo a garantir melhores resultados e soluções dos problemas da população da Província de Maputo e aprimorar o relacionamento com as forças vivas da sociedade”, como por exemplo camponeses, sector privado, classe empresarial, entre outros.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos