O País – A verdade como notícia

Estradas e venda informal continuam a desafiar o Município de Maputo

Foto: O País

Maputo celebrou, esta quinta-feira, 135 anos de elevação à categoria de cidade. Eneas Comiche diz que a construção e reabilitação de estradas, bem como o comércio informal, continuam entre os principais desafios da cidade.

Foi há 135 anos que Maputo saiu da categoria de vila e passou para a de cidade. A edilidade conhece as suas responsabilidades.

“O Conselho Municipal empenha-se em aprimorar a sua capacidade de prestação de serviços ao munícipe, construir e manter infra-estruturas, ordenar o solo urbano e uso dos espaços públicos, melhorar assentamentos informais, lidar com os eventos extremos como inundações urbanas causadas pela chuva, capacitar profissionalmente os jovens, promover a saúde, o desporto e acções culturais, entre outras acções”, disse Eneas Comiche durante após a deposição de uma coroa de flores, na Praça dos Heróis.

A Cidade de Maputo, que hoje conhecemos, na visão do presidente Eneas Comiche, regista avanços na salubridade, no ambiente e nas vias de acesso.

No domínio da salubridade, Comiche disse que estão em expansão os serviços de recolha de resíduos sólidos nos bairros suburbanos, no âmbito da implementação dos serviços de recolha primária.

“O Conselho Municipal de Maputo está comprometido em garantir o encerramento seguro e sustentável da lixeira municipal de Hulene para evitar o risco de novos incidentes, que coloquem em risco os munícipes e o ambiente”, esclareceu.

Nos distritos municipais, estão a ter lugar obras de reabilitação, manutenção e construção de vias, que incluem intervenções e/ou construção das respectivas infra-estruturas de drenagem associadas.

Das mais críticas vias, a Avenida Guerra Popular e Julius Nyerere estão a ser intervencionadas. Sobre a Julius Nyerere, entre o Ministério da Defesa Nacional e a Praça do Destacamento Feminino, continuam a ser feitas intervenções relacionadas com equipamentos de drenagem de águas pluviais e residuais.

“O Conselho Municipal de Maputo tem nas vias de acesso um dos maiores desafios, por isso continuará a mobilizar recursos para melhorar a rede de estradas e abrir novas vias. A abertura de acessos traz muitos benefícios que o Conselho Municipal gostaria de disponibilizar através da requalificação e redimensionamento dos bairros suburbanos do Município de Maputo”, explicou Comiche.

Aos problemas apontados pelo próprio presidente do município, junta-se a venda em locais impróprios, que tem sido combatida, mas sem sucesso.

“O comércio informal em lugares impróprios continua a ser um verdadeiro calcanhar de Aquiles no Município de Maputo. Como estratégia a este desafio, o Conselho Municipal organiza feiras temáticas em lugares e dias programados, como forma de atrair os vendedores informais para os mercados municipais. Igualmente, o Conselho Municipal está a criar melhores condições para vendedores e utentes, tendo concluído a construção do alpendre do Mercado Missavene e sanitários nos mercados 4 de Outubro, Bagamoyo e Magoanine A e reabilitação dos mercados Mazambane, Janet e Luís Cabral.”

Comiche, que falava na Praça dos Heróis, esta quinta-feira, depois de depositar a coroa de flores alusivas às comemorações dos 135 anos da Cidade de Maputo, garantiu aos citadinos de Maputo que continuará a dar o seu máximo para a melhoria da vida na capital.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos