O País – A verdade como notícia

Portugal declara situação de contingência para combater incêndios

Foto: SIC Notícias

O Governo português declarou situação de contingência entre segunda e sexta-feira, permitindo que a Protecção Civil mobilize todos os meios de que o país dispõe para combater os incêndios num período em que se preveem temperaturas superiores a 45° em alguns pontos do país.

Portugal já trava um combate forte para controlar os incêndios. De acordo com os dados disponíveis na página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, citados pela Agência Lusa, até por volta das 08h30 locais deste sábado, estavam 2.065 homens no terreno a combater 32 fogos rurais, apoiados por 639 viaturas e sete meios aéreos.

O ministro da Administração Interna, segundo o Notícias ao Minuto, anunciou no sábado que o Governo decidiu declarar a situação de contingência entre segunda e sexta-feira, permitindo que a Proteção Civil mobilize “todos os meios de que o país dispõe” para combater os incêndios num período em que se preveem temperaturas superiores a 45° em alguns pontos do país.

José Luís Carneiro explicou que a decisão se deve à previsão de agravamento das condições meteorológicas associadas a um elevado risco de incêndio, com a conjugação de factores como a seca que se vive no país, níveis de humidade muito baixos, a previsão de ventos de várias orientações e noites muito quentes, o que não dá garantia de que haja reposição de humidade para níveis de segurança.

A secretária de Estado da administração Interna, em entrevista à SIC Notícias, reconheceu que Portugal está a enfrentar um dos “momentos mais complexos” do ponto de vista meteorológico em Portugal e que nos próximos dias a situação deve piorar.

A última actualização indica para um registo de 284 ocorrências em curso, além de 44 já debeladas. Em termos de operacionais, são mais de mil por todo o país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos