Arranca esta quinta-feira a oitava campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o território nacional. Espera vacinar, durante quatro dias, cerca de 20 milhões de crianças dos 0 até 15 anos de idade. O Presidente da República lança apelo para que a sociedade se envolva no processo.
A partir do distrito de Marracuene, na Província de Maputo, o Chefe de Estado, Filipe Nyusi, disse que é preciso vacinar as crianças contra a poliomielite e, por isso, lançou o apelo para toda a sociedade estar envolvida no processo, com particular enfoque para os pais e encarregados de educação que não devem deixar tudo para a última hora.
“Para consolidar os ganhos obtidos, o país inicia esta quinta-feira, dia 15 de Junho, a oitava ronda de vacinação contra a poliomielite. Esta ronda terá uma duração de quatro dias e os que querem ficar até ao último dia é melhor se apressarem porque este hábito de deixar para mais tarde pode não ser fácil porque isto tem custos”, apelou Filipe Nyusi.
A vacinação vai ocorrer em todo o país e é gratuita; 27 mil equipas vão pôr em prática a vacinação. O Presidente da República quer maior debate sobre o tema, de modo a permitir maior alcance e melhor esclarecimento.
“Volto a pedir aos que conseguem ajudar a mobilizar a fazê-lo, porque isso protege o nosso filho, o nosso irmão, o nosso sobrinho. Portanto, apelamos aos pais e encarregados de educação para garantir que levem os seus filhos e educandos para a vacinação.”
A poliomielite é uma doença infecciosa sem cura que afeta sobretudo as crianças com menos de cinco anos de idade e que só pode ser prevenida com a vacina.