Filipe Nyusi diz que as boas relações que criou ao longo dos seus dois mandatos foram determinantes para Moçambique receber apoio internacional para o combate ao terrorismo e restabalecer a confianca para o financiamento à economia. O Presidente da República falava, hoje, depois de ser outorgado o Título de Doutor Honoris Causa no Malawi.
Quase duas semanas depois de o Presidente do Malawi Lazarus Chakwera receber o título de Doutor Honoris Causa, em Moçambique, Filipe Nyusi recebeu, esta quarta-feira, o mesmo título no vizinho Malawi. Assim, o Presidente da República é Doutor Honoris Causa em Relações Internacionais e Diplomacia pela Universidade de Malawi, e diz que este e outros ganhos dos últimos anos resultam das boas relações que criou.
“Ao nível da região e de África, a nossa postura amigável, sem distinção, fez com que Moçambique recebesse contingentes militares dos países da SADC e do Ruanda, para nos ajudar na nossa luta contra a agressão terrorista baseada no extremismo. Temos orgulho porque, nessa altura, quem presidia a SADC era o meu chanceler aqui da universidade, Doutor Lázaro Chakwera. Ainda Restabelecemos, sem reservas, a confiança dos parceiros internacionais, incluindo o FMI e o Banco Mundial, antes beliscada por causa de endividamento fora dos procedimentos estabelecidos nos termos de transparência”.
E entende que as relações Moçambique e Malawi são inabaláveis. “Este acto reafirma a convicção de que os laços bilaterais entre Moçambique e Malawi não só são especiais, como também são inquebráveis e estão a ser seguidos atentamente pela academia e pelos dois povos”.
E Tal cooperação impulsionar o desenvolvimento. “A nossa diplomacia económica tem estado a permitir a obtenção de recursos adicionais e mais oportunidades de negócio para financiar o desenvolvimento de Moçambique”.
Para Malawi, a outorga desta quarta-feira celebra um novo capítulo nas relações entre os dois países vizinhos.