O País – A verdade como notícia

Irão ataca Israel e agrava situação no Médio Oriente

É destaque na imprensa internacional o ataque do Irão a Israel, com centenas de drones e mísseis balísticos e de cruzeiro.

Segundo o Observador, a Guarda Revolucionária iraniana confirmou o lançamento de drones contra Israel e garantiu tratar-se de uma retaliação após o recente ataque israelita que destruiu o consulado do Irão em Damasco, na Síria. O ataque foi coordenado pela cúpula das forças armadas iranianas, seguindo ordens do Conselho Supremo de Segurança Nacional.

O Observador avança que os israelitas, com a ajuda dos norte-americanos na região, intercetaram alguns drones no espaço aéreo da Síria.

Os mísseis balísticos e drones entraram no espaço aéreo israelita por volta das 2h (uma hora em Maputo) e foram direccionados a várias regiões do país, incluindo Jerusalém. O sistema de defesa aérea de Israel conseguiu interceptar quase todos os dispositivos. No entanto, uma criança de 10 anos ficou ferida e em “estado grave” depois de ter sido atingida pelos detritos de um míssil interceptado pela defesa aérea.

Para o Hamas, que segundo Observador reagiu através de um comunicado, citado pela Reuters, o grupo islâmico que está em guerra contra Israel desde Outubro de 2023 defendeu que o ataque iraniano é um “direito natural” e uma “resposta merecida”.

O Hamas argumenta que o ataque israelita contra o “consulado iraniano em Damasco” e o “assassínio de vários líderes da Guarda Revolucionária” levaram a esta resposta do Irão.

A China manifestou-se “profundamente preocupada” com o ataque do Irão contra Israel. Num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, citado pela Reuters, avança Observador, Pequim pediu às “partes” em conflito para “manter a calma” e “evitarem uma escalada”

“A China apela à comunidade internacional, especialmente aos países influente, para desempenhar um papel em manter a paz regional e a estabilidade”, lê-se no comunicado.

No Irão, nas ruas de Teerão e no Parlamento celebrou-se o ataque contra o Israel. O ambiente foi de festa nas ruas de Teerão durante a madrugada. Várias pessoas saíram às ruas para celebrar os ataques contra Israel.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos