Todos os partidos com assento nas assembleias provinciais passam a fazer parte do diálogo entre o Chefe do Estado e as formações políticas com assento na Assembleia da República, anunciou hoje Daniel Chapo.
Trata-se dos partidos Revolução Democrática, com seis mandatos em Niassa; Partido Humanitário, com oito assentos em Cabo Delgado; Partido Renovação Social, com dois mandatos em Inhambane; Partido Reconciliação Nacional, com cinco assentos em Gaza; e Nova Democracia, com 16 assentos na Assembleia Provincial de Gurúè, revelou o Presidente da República, no fim de mais uma sessão do diálogo político com os partidos com mandatos no Parlamento e nas assembleias provinciais.
Aliás, a Nova Democracia já fazia parte do diálogo político com o Chefe do Estado, junto com o PODEMOS, a Renamo e o MDM.
“No que toca aos aspectos que são importantes para o acordo, já estamos em consenso a quase cem por cento”, afirmou Daniel Chapo, que esclareceu que o acordo que se pretende deve ser “mais abrangente e inclusivo”, nesta fase em que os intervenientes são apenas as formações políticas.
“Chegámos à conclusão de que era importante chamar outros partidos políticos com representação nas assembleias provinciais”, disse Daniel Chapo, e avançou que os próximos encontros irão incluir os presidentes das formações políticas ora mencionadas.
Sobre o conteúdo do diálogo, “já há um consenso em relação aos termos de referência”, para a assinatura do documento que conduzirá os passos subsequentes.
Refira-se que o líder da Renamo, Ossufo Momade, não se fez presente na reunião desta quarta-feira. Foi representado pela deputada Ivone Soares.