A província de Manica conta, a partir deste sábado, com um novo comandante da Polícia. Trata-se de Sérgio Faustino Age que sucede a Moisés Gueve, transferido para o Comando-Geral da Polícia, onde vai desempenhar novas funções na área social.
Age é desafiado a agir numa província onde ocorrem crimes transfronteiriços devido à sua localização, em que faz fronteira com o vizinho Zimbabwe.
O novo homem forte da Polícia em Manica disse que, para combater esse tipo de crime, passa por criar condições de cortar a imigração ilegal em todas as linhas que atravessam a fronteira.
“Vamos trabalhar de forma incansável para combater os crimes transfronteiriços. Temos que cortar essas linhas que facilitam a imigração ilegal”, disse Age.
Manica é também uma das províncias onde já foram reportados casos de raptos.
Oito empresários foram vítimas nos últimos quatro anos e, depois, libertados dos cativeiros mediante pagamento de um valor de resgate.
Sérgio Age diz que, pela complexidade deste tipo de crime, precisa de estudar o terreno.
Moisés Gueve, que vai assumir novas funções no Comando-Geral da Polícia, diz sair de Manica de cabeça erguida.
O novo comandante da Polícia em Manica já esteve a assumir as mesmas funções nas províncias da Zambézia e Tete. Chega a Manica vindo de Cabo Delgado, onde estava a coordenar operações policiais no Teatro Operacional Norte.