A empresa finlandesa Nokia, uma multinacional com tradição na produção de telefones celulares, vai conceder estágios profissionais a jovens moçambicanos do ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação, à luz de um memorando de entendimento rubricado, hoje, entre aquela empresa e o Instituto Nacional do Emprego.
Sabe-se, sim, que o portal de emprego, recentemente criado pelo Governo, será um veículo de recrutamento dos beneficiários. De acordo com Juvenal Dengo, a condição para ser contemplado é mostrar habilidades e perfil para singrar na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Mas não se trata apenas de estágios profissionais, o programa acordado, com a duração de dois anos, prevê treinamento de talentos moçambicanos, capaz de lhes conferir vagas de trabalho na empresa Nokia e noutras empresas no país.
O representante da Nokia, Sami Reineck, considera que o acordo é também vantajoso para a sua marca, visto que valoriza a herança finlandesa.
O acordo para a formação e estágio de moçambicanos na Nokia foi rubricado por ocasião da visita do Ministro da Economia e do Trabalho da Finlândia à Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Moçambique, Vitória Diogo, na tarde de hoje.