O País – A verdade como notícia

Nilton Mujovo avança com candidatura à presidência da federação de Judo

O antigo judoca e actual vice-presidente da Federação Moçambicana de Judo, Nilton Mujovo, apresenta a sua candidatura ao cargo máximo da modalidade ao nível do país, para as eleições marcadas para final deste mês de Outubro.

Mujovo, que iniciou funções na Federação Moçambicana de Judo como Secretário Geral interino, em 2013, assumiu o posto de executivo da organização pouco depois, já no elenco de Igor Vaz, e mais tarde foi nomeado vice-presidente na presidência de Fernando Sumbana, nos dois últimos mandatos.

O candidato à liderança do Judo moçambicano diz avançar pela paixão que tem pela modalidade, pelo futuro que almeja e, principalmente, porque acredita que consigo pode fazer crescer a modalidade.

“Sobretudo pelo amor que sinto pelo Judo e por sentir que é possível, e obrigatório, fazer mais e melhor em vários níveis, sejam eles desportivos, sociais, institucionais, éticos, financeiros, de cidadania, igualdade e transparência”, considera.

Nilton Mujovo, que se considera filho do Judo “desde pequeno”, diz que apresenta sua candidatura com a consciência de que o trabalho que pretende levar a cabo na presidência da federação, vai de encontro com as expectativas dos judocas.

“Ao mesmo tempo é decisivo olhar para o futuro e perceber e antecipar os obstáculos e desafios que nos são colocados do ponto de vista organizacional, financeiro e estratégico, e tomar decisões que permitam a sustentabilidade económica, financeira e desportiva da Federação Moçambicana de Judo”, sustenta.

Por outro lado, o candidato compromete-se a levar os valores da modalidade, nomeadamente cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade aos praticantes do Judo, “tanto dentro como fora do tatami”.

Em termos de promessas, Nilton Mujovo diz estar comprometido em desenvolver novos talentos, competir ao máximo nível em Moçambique e nas competições internacionais e espalhar o bom nome do país além fronteiras e os valores do Judo e fundamentais de lealdade, fair-play, integridade e igualdade.

Ademais, compromete-se a expandir o que denominou de “Dez Mandamentos”, nomeadamente os valores, a vitória, a inovação, a saúde financeira, o planeamento, a comunicação, a integridade, a sustentabilidade, a ética e transparência.

Nilton Mujovo foi praticamente da modalidade e já representou o país em competições internacionais durante muito tempo. Desde que começou a assumir cargos de chefia ao nível nacional, Mujovo tem sido chamado a exercer funções ao nível internacional, como membro executivo da Associação da Commonwealth, reeleito em 2024, e a presidir a Comissão dos Veteranos da modalidade, cargo indicado pela União Africana de Judo, desde 2020.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos